Artistas narram histórias em criações que mesclam o modo de preparo de alimentos com tramas que abordam dramas e conflitos cotidianos brasileiros
Um projeto que mescla teatro, literatura e gastronomia por meio vídeo-espetáculos. Assim é o projeto Como a Vida, baseado no livro homônimo, de Paula Giannini, que mistura contos e receitas colhidas de antigos cadernos manuscritos e de transcrição oral.
As transmissões, inteiramente gratuitas, acontecem até o dia 30 de abril, sempre a partir das 20h, pelo YouTube do Palco das Artes. Após cada sessão, haverá um bate-papo pelo Google Meet – o link é divulgado em cada apresentação.
Nos vídeos, os artistas narram histórias em criações que mesclam o modo de preparo de alimentos, com tramas que são recortes de vida, abordando dramas e conflitos cotidianos brasileiros. O resultado é uma série de cenas autônomas, que dialogam entre si e trazem memórias afetivas ligadas ao alimento.
VEJA TAMBÉM: Por Trás da Cena: Podcast revela os processos criativos do teatro
O elenco é formado por Andreza Crocetti, Cláudia Zanca, Paula Giannini, Vani Pampoline, Amauri Ernani, Edson Vanzo, Juscelino Antunes e Sido Calesso. A dramaturgia é da escritora Paula Giannini.
“Como a Vida” é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Cultura de Curitiba e Secretaria de Turismo.
Saiba mais sobre os vídeos-espetáculos apresentados:
Compota de Limão – do conto homônimo, vencedor do concurso Cataratas de Contos da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu 2017, a cena traz como premissa o desperdício de alimentos, a partir da história de Maria, uma jovem da periferia que descobre nas compotas de fruta, um modo de se impor no mundo.
Pudim de Laranja – do conto homônimo, vencedor do concurso Paulo Leminski de Contos, a cena traz como premissa a privação total de recursos de sobrevivência, a partir da história de uma menina que tem um momento de alumbramento, ao entrar pela primeira vez em uma escola e provar de um pudim.
Pirulito de Açúcar – do conto homônimo, menção honrosa no Concurso de Pequenos relatos da Universidade de Salamanca em Madrid, Espanha, a partir da história de uma mãe que, diante da total falta de recursos descobre na confecção de pirulitos de açúcar, um modo de sustento dos filhos.
Ponche de Maçã – do conto homônimo, Prêmio AR Publisher de Literatura, a partir de uma lista de compras para um Ponche, a vida e a morte, na visão de um personagem que sofre do mal de Alzheimer.
Sopa Paraguaia – do conto homônimo, traz a história de uma resgatadora de animais que vive em situação de invasão.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.