Vencedores se apresentarão com artistas consagrados e receberão prêmios em dinheiro
Músicos e bandas de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 30 de junho no concurso eFestival, plataforma digital criada para valorizar a cultura e estimular a música independente.
As inscrições devem ser feitas no site www.efestival.com.br. Podem participar brasileiros natos ou naturalizados e/ou estrangeiros residentes no Brasil há pelo menos dois anos com mais de 18 anos. Cada artista ou banda participante terá direito a concorrer com apenas uma música, em cada categoria, conforme consta no regulamento disponível no site. Não é permitida a participação de artistas ou bandas que tenham sido vencedores em edições anteriores do concurso.
Os participantes podem aderir com músicas autorais e/ou interpretações de autoria de terceiros. Quando a música (letra, melodia – tons e ritmos – e/ou interpretação) concorrente envolver direitos de terceiros, integral ou parcialmente, caberá exclusivamente ao participante a obtenção de autorização específica de direitos patrimoniais de autor sobre a música concorrente, junto aos terceiros detentores dos direitos, sejam autores e/ou editoras – a produtora e os patrocinadores do eFestival são isentos de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre a utilização de obras de terceiros.
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Ao longo de duas décadas, o eFestival já impactou 20 milhões de pessoas por meio das mídias sociais e 1 milhão de espectadores ao vivo, quando os vencedores se apresentaram ao lado de artistas como Vanessa da Mata, Pitty, Frejat, Milton Nascimento, entre outros.
O concurso acontece ao longo de oito meses, dividido em quatro etapas, sendo a primeira relacionada às inscrições, a segunda à análise curatorial, a terceira à votação popular e finalizando com a premiação, quando os vencedores se apresentam com um artista consagrado, além de receberem quantia em dinheiro.
O festival é dividido em duas categorias: eFestival Instrumental, com patrocínio da SulAmérica e apoio da Uninassau, e eFestival Canção, assinada pela Chilli Beans e também pela SulAmérica.
Idealizado e realizado pela Dançar Marketing, o eFestival ainda conta com a parceria do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Como se inscrever?
O participante deverá, obrigatoriamente, preencher todos os dados da ficha de inscrição: aceite do regulamento, nome, CPF, telefone, e-mail, instrumento, link da música no YouTube, página web ou redes sociais , autoria da performance inscrita, minibiografia, e foto. A inscrição somente será efetivada após clicar em “enviar”. É necessário aguardar a mensagem de “Inscrição realizada com sucesso”. A confirmação da inscrição e participação será enviada por e-mail. No site, em cada uma das categorias – Instrumental e Canção -, Carlinhos Brown e Tony Bellotto, respectivamente, ensinam o passo a passo de como se inscrever.
Os arquivos que precisam ser enviados são:
• Foto do Artista ou da Banda: o arquivo deve ser enviado pelo site em alta
resolução, com extensão JPEG ou PNG e tamanho máximo de 3MB
• Link no YouTube: O participante deve subir o vídeo da música em sua própria página do YouTube e disponibilizar o link para avaliação do comitê julgador na plataforma de inscrição. Serão aceitos somente vídeos no YouTube, demais plataformas de streaming desclassificarão o vídeo
• Minibiografia: O participante deve desenvolver um texto de minibiografia, com no máximo 3000 caracteres e inserir o release na plataforma, no local indicado
• Página do Artista ou Banda: O participante deverá inserir um link da página web ou de suas redes sociais
No caso de música de terceiros o participante deverá obter autorização específica referente a utilização de direitos patrimoniais de autor e conexos sobre a obra musical, junto a qualquer terceiro que tenha esses direitos.
Esses terceiros podem ser o próprio autor, mas podem envolver editoras e gravadoras, conforme cada caso, o que exige que o participante pesquise e conheça os detentores dos direitos da obra que deseja utilizar para compor sua gravação, solicite autorização de cada um, e formalize mediante assinatura de um termo de autorização.
Seguem abaixo diretrizes de como fazer:
1) Identificar o(s) autor(es) da obra utilizada. Essas informações podem ser obtidas junto ao próprio autor ou herdeiros, quando falecido. Adicionalmente, os detentores dos direitos (participantes) de algumas obras podem ser localizados nos websites: ubc.org.br/consulta e ecadnet.org.br
2) Entrar em contato com os responsáveis
3) Obter termo de autorização assinado, conforme modelo disponibilizado em link no site www.efestival.com.br, com as condições aceitáveis e necessárias, e que deve ser utilizado pelo participante para firmar compromisso com os detentores dos direitos
Caso não seja possível obter as autorizações em tempo hábil, a recomendação é utilizar uma obra de própria autoria, evitando que não possa receber todos os prêmios conforme regulamento.
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