Sua voz suave e grave, suas letras incríveis e sua simpatia fazem de Vanessa Krongold uma das grandes cantoras atualmente no Brasil
Flávio Jayme, do Pausa Dramática
Você é daquelas pessoas que não sabe mais nada de novo que surgiu no mundo musical depois dos anos 90 – ou até antes disso? Muitos dizem que nunca mais apareceram bandas, cantoras ou cantores bons, mas isso não é verdade e vou provar com essa nova série especial para o Curitiba de Graça, a #PausaApresenta Nova Música.
Pra começar, vou falar de Vanessa Krongold e da banda Ludov. Eu já falei da Vanessa na minha coluna aqui do Curitiba de Graça e já contei até que entrevistei ela no Instagram. Mas, hoje vou contar um pouquinho mais da sua história.
Vanessa Krongold começou a carreira com a banda Maybees e, a partir de 2002, assumiu a frente do Ludov. Uma banda deliciosa de pop formada em São Paulo por ela, Habacuque Lima, Mauro Motoki e Paulo “Chapolin” Rocha.
O Ludov explodiu na música brasileira em 2004 com o (maravilhoso) clipe de “Princesa no topo” das paradas da finada MTV.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=72enR3b-jAU” loop=”no” muted=”no” /]
Com o Ludov, ela lançou quatro álbuns e quatro EPs e, em 2015, começou a ensaiar sua carreira solo com os singles Hoje, Instante, Concreto e Paciência que, em 2021 passaram a fazer parte de “Singular”, o disco oficial lançado por Vanessa Krongold, agora com nove faixas.
VEJA TAMBÉM: Thayana Barbosa transforma o turbulento ano de 2020 em música
Entre suas referências, Vanessa cita Annie Lennox, Garbage e Cardigans. Sua voz suave e grave, suas letras incríveis e sua simpatia fazem de Vanessa Krongold uma das grandes cantoras atualmente no Brasil e, se você não conhece seu trabalho e o do Ludov, não sabe o que está perdendo!
Fiz também uma playlist com as músicas mais bacanas do Ludov no Spotify:
Confira abaixo mais alguns clipes dela e da banda (que não acabou!)
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=XQj0mkn7IAQ&ab_channel=VanessaKrongold” loop=”no” muted=”no” /]
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=6MlV9yP0XBQ&ab_channel=Deck” loop=”no” muted=”no” /]
Clipe inspirado no visual do diretor de cinema Wes Anderson
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.