Instituto será parceiro da Secretaria Municipal de Educação oferecendo aulas de alemão na rede de ensino
Com o objetivo de contribuir para a educação em Curitiba, o Goethe-Institut Curitiba assinou um convênio com a Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Curitiba pelo qual participará do programa Curitibinhas Poliglotas, que oferece cursos de idiomas para estudantes da Rede Municipal de Ensino.
“O objetivo desta parceria é promover o conhecimento da língua alemã em geral e transmitir mais conhecimento sobre a Alemanha nas instituições de ensino públicas. O projeto Curitibinhas Poliglotas cria essas oportunidades e ajuda, desta forma, no desenvolvimento pessoal e cultural dos alunos. Essas aulas de alemão podem oferecer melhores perspectivas para o futuro e abrir muitas portas”, afirma Dorothee Rumker Yazbek, diretora de Ensino do Goethe-Institut Curitiba.
Pelo convênio com o programa Curitibinhas Poliglotas, o Goethe-Institut garante a formação continuada e orientação pedagógica para aqueles professores que ministrarão os cursos de alemão, além de viabilizar bolsas de aperfeiçoamento na Alemanha. O instituto ainda disponibilizará o material didático para os alunos. Por causa da pandemia da Covid-19, ainda não foi definida uma data de realização das aulas para os professores, mas a expectativa é que ocorra ainda no início de 2021.
VEJA TAMBÉM: ESIC Internacional oferece bolsas filantrópicas gratuitas para a comunidade
Em 2019, a Secretária Municipal de Educação, Maria Silvia Bacila, foi convidada para uma viagem a Alemanha, que tinha o objetivo de estreitar laços do Goethe-Institut com instituições parceiras. “Essa viagem tinha como tema a elaboração, implementação e avaliação de currículos escolares, com foco principal no papel de línguas estrangeiras nesse processo”, revela Dorothee Rumker Yazbek, diretora de Ensino do Goethe-Institut Curitiba.
O programa Curitibinhas Poliglotas foi criado pela Secretaria Municipal de Educação para oferecer aulas de cinco idiomas no contraturno escolar: inglês, espanhol, italiano, francês e o alemão, esse último para os alunos dos 4º e 5º anos. São dez mil estudantes do Ensino Fundamental beneficiados com aulas de língua estrangeira.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.