As deficiências de locomoção nos cachorros e gatos podem ser causadas por diversos problemas, mas existem tratamentos e acessórios que proporcionam mais qualidade de vida para eles
Por Jacqueline Felippetto
Os animais, assim como acontece com seres humanos, também podem apresentar deficiência na locomoção. A origem pode ser congênita, nutricional, neoplásica (tumor), infecciosa ou traumática.
Mas, a causa mais comum que vemos nas clínicas é o atropelamento. Às vezes, o trauma é irreversível, tirando o movimento total das patinhas. Nesses casos, existe a opção da cadeirinha de rodas. A tecnologia aliada a utilização de cadeirinha de rodas faze com que eles tenham uma qualidade de vida muito boa e permaneçam mais tempo no convívio da família.
Em outros casos, quando não há a perda de movimento, uma fisioterapia veterinária também pode ser indicada, pois melhora e muito a qualidade de vida dos animaizinhos.
Mesmo que o seu pet não tenha sofrido algum acidente, se você perceber que ele está com dificuldades para andar, choraminga de dor, apresenta coluna arqueada e começa a mancar, leve-o imediatamente para uma consulta para verificar se é algo grave ou não. Muitas vezes, a indicação de exames específicos são importantes para o diagnóstico.
Existem algumas raças predispostas geneticamente a terem problemas articulares. São elas: Dachshund, Rottweiler, Border Collie, Poodle, Pastor Alemão, entre outras.
Sempre vejo muitas pessoas adotarem pets especiais, cuidando com o maior carinho, sem preconceito nenhum. Isso é muito bacana, demonstra que nada impede você de ter um animalzinho com deficiência e ainda assim fazer ele e toda a família muito feliz. Hoje em dia existem muitos grupos, no Instagram e Facebook, dedicados exclusivamente aos tutores de pets especiais, onde sempre é possível trocar ideias e informações sobre tratamentos e cuidados com esses bichinhos mais que especiais e que merecem todo nosso amor!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.