A live terá um bate-papo com as escritoras Cassiana Pizaia, Rosi Vilas Boas e Rima Awada
Nesta quarta (19/08), o projeto Trilhas Literárias realiza mais uma live com escritores. Desta vez, as convidadas são Cassiana Pizaia, Rosi Vilas Boas e Rima Awada, que debaterão o tema “Literatura infantojuvenil e território: onde nascem as histórias”. O bate-papo será mediado por Tatjane Garcia e terá transmissão a partir das 20h, no Facebook do projeto.
Vindas de universos profissionais distintos, as autoras compartilharão conhecimentos, habilidades e experiências diferentes para enriquecer seu trabalho literário. Cassiana Pizaia é jornalista e escritora, Rima Awada é psicóloga especializada em Psicologia Clínica e Rosi Vilas Boas, bibliotecária especialista em educação. As três são responsáveis pela Coleção Mundo Sem Fronteiras, que fala de acolhimento e aborda a importância de lidar com as diferenças.
De acordo com as autoras, por meio de emocionantes histórias protagonizadas por jovens refugiados, a coleção tem o propósito de expandir o universo dos leitores, permitindo que conheçam outras realidades e desenvolvam empatia, algo fundamental nos dias de hoje.
O primeiro livro desta coleção é “Layla, a menina síria”, um mergulho na maior crise migratória do século 21 por meio dos olhos e sentimentos de uma criança que viu seu país se transformar em um campo de guerra. Para criar a história, as autoras pesquisaram em detalhes a cultura e a história da Síria, o impacto da guerra na vida cotidiana de Alepo e as diversas ondas de migrantes que seguiam do país para várias partes do mundo. O resultado é uma história que fala de partidas e chegadas, de sonhos, esperanças, coragem e memórias. O livro recebeu o selo de Altamente Recomendável, integrou o catálogo FNLIJ da Feira de Bologna 2019, e foi finalista do Prêmio Literário 2019, da Fundação Biblioteca Nacional, além de ser selecionado para o PNLD Literário 2020.
“O Haiti de Jean” é o segundo livro da coleção, que também está no Catálogo da Feira de Bologna 2020, uma publicação que reúne os livros selecionados pela FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para apresentação na maior feira internacional do setor, realizada na Itália. A obra aborda as dificuldades enfrentadas pela população haitiana após a destruição causada pelo terremoto, em 12 de janeiro de 2010. Não se trata apenas do relato de uma família do Haiti, mas da luta de toda a população para recomeçar.
VEJA TAMBÉM: Dicas de cinco canais sobre livros no YouTube
A coleção infantojuvenil Mundo sem fronteiras é a segunda das autoras publicada pela Editora do Brasil. A primeira coleção, Crianças na Rede, com quatro títulos, trata dos desafios do mundo digital. Os livros já estão sendo adotados por escolas de todo Brasil.
O Trilhas Literárias é um projeto criado em Pinhais, região da Grande Curitiba, que busca incentivar a leitura por meio da difusão de informações literárias, contação de histórias, mediação de leituras, vídeos de escritores regionais e, agora, terá encontros ao vivo com escritores reconhecidos nacional e internacionalmente.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!