Dezoito parques estaduais serão reabertos, mas terão normas para respeitar as normas sanitárias de prevenção da covid-19
No próximo sábado (15/08), dezoito parques estaduais e unidades de conservação serão reabertos à visitação do público. Contudo, serão impostas regras para seguir as normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus. A reabertura foi liberada pela portaria número 223/2020, emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
A capacidade de público será limitada a 50% em parque. O ideal é a pessoa ligar antes para verificar se poderá entrar ou até mesmo agendar presença, quando for o caso. Os contatos de cada local estão disponíveis AQUI (grifados em azul).
Estão proibidos acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos dentro dos parques, assim como fogueiras, nesse caso, para prevenir as queimadas ilegais. “Estamos passando por um momento de seca e muitos incêndios na serra são provocados por focos de fogueiras que não são apagadas adequadamente ou que perdem o seu controle”, aponta Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT.
VEJA TAMBÉM: Projeto acadêmico no Instagram traz resgate histórico da Ópera de Arame
A importância da prática de atividades físicas e de lazer ao ar livre para a saúde corporal e psicológica, aumentando a imunidade e amplificando medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, foram fatores considerados para reabrir as unidades estaduais, respeitando as normas de distanciamento e higiene. Técnicos vistoriaram os locais para avaliar a possibilidade de reabertura. “As unidades têm suporte para aplicar as novas normas e receber os visitantes com segurança”, ressalta Andreguetto.
Duas unidades de conservação não serão reabertas: a Ilha do Mel, por ser uma área de vila, depende de aprovação dos protocolos de segurança pela Secretaria Municipal de Saúde, e o Parque da Vila Velha, que foi concedido recentemente para iniciativa privada e ainda está em fase de finalização de alguns procedimentos de melhorias.
Caso o município em que os outros parques e unidades de conservação estão inseridos não autorize seu funcionamento, a decisão local será prevalecida, de acordo com a decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da Medida Provisória (MP) 926/2020.
Confira a lista dos parques estaduais que terão reabertura
- Parque Estadual Pico do Marumbi (Morretes)
- Parque Estadual do Palmito (Paranaguá)
- Parque Estadual Pico Paraná (Campina Grande do Sul e Antonina)
- Parque Estadual Rio da Onça (Matinhos)
- Parque Estadual Serra da Baitaca (Quatro Barras e Piraquara)
- Parque Estadual do Monge (Lapa)
- Parque Estadual do Cerrado (Jaguariaíva e Sengés)
- Parque Estadual do Guartelá (Tibagi)
- Parque Estadual do Lago Azul (Campo Mourão)
- Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo (Fênix)
- Parque Estadual Mata dos Godoy (Londrina)
- Parque Estadual de Ibicatu (Centenário do Sul)
- Parque Estadual de São Camilo (Palotina)
- Parque Estadual Cabeça do Cachorro (São Pedro do Iguaçu)
- Parque Estadual Rio Guarani (Três Barras)
- Monumento Natural Salto São João (Prudentópolis)
- Parque Estadual João Paulo II (Curitiba)
- Parque Estadual Vitório Piassa (Pato Branco)
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!