Detalhes sobre o processo de construção e arquitetura do Museu Oscar Niemeyer são revelados em posts temáticos
O Museu Oscar Niemeyer (MON) lançou uma série em suas redes sociais para apresentar a história e curiosidades da arquitetura e o processo de construção do espaço cultural. Maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados de área construída e 17 mil de áreas expositivas, o MON é uma das mais arrojadas obras projetadas por Oscar Niemeyer.
Originalmente, o espaço foi arquitetado em 1967 por Oscar Niemeyer para ser a nova instalação do Instituto de Educação do Paraná (IEP). O projeto, além do prédio principal, contava com um ginásio e uma sala maternal com jardim de infância. Mas, essas duas últimas construções não aconteceram e o IEP nunca ocupou o local.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Antes ainda de se tornar um museu, o prédio principal, que só foi concluído em 1978, passou a servir como sede das secretarias do Estado do Paraná até o início dos anos 2000, quando começaram as negociações para a transformação do espaço num museu de arte.
VEJA TAMBÉM: Confira dicas de 14 livros sobre arte para adultos e crianças
A construção do prédio do Olho durou seis meses ao longo de 2002. Sua estrutura possui 70 metros de comprimento e 30 metros de altura e está apoiada por uma torre de cinco andares. Em paralelo à construção, ocorreu a reestruturação do antigo edifício.
Os posts temáticos com essas e outras curiosidades da arquitetura do MON são publicados sempre às sextas-feiras no Facebook e Instagram.
De oficinas e exposições
A programação virtual que o MON oferece desde o início da quarentena ainda inclui oficinas artísticas, mediações a exposições, entrevistas e visitas a ateliês de artistas e mostras virtuais, entre outras. As atividades são disponibilizadas nas redes sociais, no site museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa e no YouTube do Museu Oscar Niemeyer.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!