A dupla José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta é conhecida pelos livros escritos em parceria
Na próxima sexta (24/07), acontece mais uma live do Projeto Trilhas Literárias, que promove bate-papos com escritores brasileiros para incentivar a leitura. Desta vez, os convidados serão escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, com a mediação de Tatjane Garcia.
Um dos trabalhos mais conhecidos da dupla de autores é a Coleção Fábrica de Fábulas, com livros como Chapeuzinhos Coloridos e Branca de Neve e as Sete Versões, nos quais recriam com muito humor os grandes clássicos da literatura infantojuvenil. A transmissão é a partir das 15h, no Facebook do Projeto Trilhas Literárias.
José Roberto Torero é jornalista, escritor, cineasta e roteirista. Iniciou sua carreira de cronista no Jornal da Tarde, de São Paulo, e também escreveu textos sobre futebol para a revista Placar e o jornal Folha de S.Paulo. O autor ainda se enveredou pela literatura infantojuvenil, com livros com Naná descobre o céu (2005), Pequeno rei e o parque real (2007), e a coleção Fábrica de Fábulas, que releituras dos clássicos contos de fadas. Torero é vencedor do Prêmio Jabuti de 1995 pelo best-seller O Chalaça, e do Prêmio Paraná de Literatura 2012 com o romance Papis et circenses.
Como cineasta, ele dirigiu e escreveu curtas-metragens, com destaque para o premiado Amor!, além de ter trabalhado como roteirista nos longas “A felicidade é” e “Pequeno dicionário amoroso”.
Também jornalista, Marcus Aurelius Pimenta publicou vinte e cinco livros, a maioria em parceria com Torero. Suas obras superam a marca de um milhão de exemplares vendidos. Ele colabora como editor no Sesc e Museu da Pessoa, onde já organizou sete obras. Em 2000, entrou para o setor audiovisual, na Rede Globo de Televisão, quando foi roteirista do quadro “Retrato Falado”, dirigido por Luiz Vilaça.
VEJA TAMBÉM: Dia do Escritor: o que eles têm a dizer
Pimenta escreveu ainda programas educativos e as séries de animação infantil “Peixonauta” e “Mundo Ripilica”. Inclusive, ele assina os roteiros dos longa-metragens “Peixonauta: agente secreto da O.S.T.R.A.”, ganhador do prêmio de melhor filme infantil do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, e “Peixonauta: o filme”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, ganhador do prêmio Fiesp/Sesi de Melhor Filme Popular em 2018. Seu currículo ainda inclui as séries dramáticas “As três Teresas” e “(f.d.p.)”, os documentários “Dentro da minha pele” “Super libris”, “Brasileirísima” e “Cena inquieta” e os filmes “Família vende tudo”, dirigido por Alain Fresnot, de 2011, e “A comédia divina”, dirigido por Toni Venturi, de 2017.
O Trilhas Literárias é um projeto criado em Pinhais, região da Grande Curitiba, que busca incentivar a leitura por meio da difusão de informações literárias, contação de histórias, mediação de leituras, vídeos de escritores regionais e, agora, terá encontros ao vivo com escritores reconhecidos nacional e internacionalmente.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!