MON conquista público com a versão virtual do programa Arte para Maiores

As atividades on-line do Arte para Maiores, voltado a pessoas com mais de 60 anos, tiveram um crescimento de 13% na participação

Arte para Maiores
Foto: Maita Franco

O programa Arte para Maiores do Museu Oscar Niemeyer (MON), que tem objetivo de aproximar as artes visuais e o público com mais de 60 anos, foi transferido para o formato virtual por causa da pandemia e teve um aumento de 13% na participação, inclusive de pessoas que não moram em Curitiba.
As atividades, sugestões de oficinas variadas, sempre acompanhadas por links que trazem sons, vídeos e PDFs explicativos, são enviadas por whatsapp a todos os participantes cadastrados, sempre nas terças-feiras. Quem desejar se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail educativo@mon.org.br.
Um dos novos adeptos das atividades é o técnico em eletrônica aposentado Vanderlei Longo, de 68 anos, que mora em Curitiba, mas nunca tinha participado do programa presencial. “Muitos têm dificuldades de deslocamento, o que faz com que as atividades virtuais ganhem um novo público”, comenta. Segundo ele, mesmo após a reabertura do museu ao público, pretende continuar seguindo o programa de casa, no formato virtual.
O arquiteto argentino Pedro Julio Roca, 67 anos, também viu na versão on-line uma oportunidade de participar do programa. Morador de Los Cardales, província de Buenos Aires, ele já visitou presencialmente o MON e acompanha a distância a programação. “O Arte para Maiores reviveu meu amor pelas atividades artísticas que despertaram nesta quarentena. Estou muito satisfeito com o novo desejo de fazer arte, para o qual o programa me convida”, diz.

VEJA TAMBÉM: Confira dicas de 14 livros sobre arte

Para a farmacêutica aposentada Beatriz Ditzel Patriota, 62 anos, participante assídua do Arte para Maiores desde 2019, a continuidade das atividades em formato virtual foi muito importante para exercitar a criatividade e a imaginação no período de distanciamento social. “Meu marido, que tinha curiosidade de saber como eram as oficinas, mas nunca podia participar devido às suas atividades profissionais, agora pode conhecer o programa, já que está trabalhando em casa neste período e tem contribuído com as oficinas que faço em casa”, revela.
Segundo a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, o museu tem uma preocupação social com as pessoas acima de 60 anos, que talvez sejam as mais impactadas pelo distanciamento social. “Entendemos que o Museu deve continuar sendo um motivo de inspiração e de leveza para esse público, portanto, o objetivo do Arte para Maiores em versão virtual é permitir que essas pessoas participem de atividades dinâmicas e educativas de maneira segura, a partir de suas próprias casas”, afirma.
No ano passado, o programa conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
O Museu Oscar Niemeyer ainda está oferecendo atividades virtuais para o público de outras idades e exposições virtuais. Todas as ações estão reunidas no site www.museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa.
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!