Palestras gratuitas e vídeos orientam famílias a aproveitarem melhor o tempo durante o isolamento social
Para comemorar o Dia Internacional da Família, oficialmente celebrado no dia 15 de maio, algumas instituições estão produzindo materiais específicos para ajudar o núcleo familiar a superar as dificuldades impostas pela pandemia. A Conquista Solução Educacional, por exemplo, oferecerá duas transmissões on-line sobre como aproveitar o tempo em casa para fortalecer vínculos e como se preparar para o retorno às aulas presenciais. Já o Grupo Marista colocou no ar uma série de vídeos com diferentes temas, mas todos direcionados ao bem-estar das famílias.
Transmissões on-line
Na quarta-feira, dia 13, Ana Escobar, pediatra e especialista em saúde infantil, discute sobre “O sucesso dos laços familiares no desenvolvimento biopsicossocial da criança e do adolescente”, a partir das 19h. No bate-papo com pais e familiares, a médica aborda cuidados biológicos e mentais com as crianças neste período, a importância do laços familiares para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e como prevenir o estresse e a ansiedade na infância, além de como lidar com o estresse e a ansiedade antes de voltar às aulas presenciais.
No dia 15, a partir das 18h, o doutor em Ciências da Educação e mestre em Educação a Distância, Max Haetinger, ministra a palestra “Volta às aulas – Como lidar com o retorno à escola após a quarentena”. Durante a transmissão, o especialista conversa com os pais sobre a importância da presença e da proximidade da família durante os estudos, em meio à pandemia pandemia e explica como essa proximidade será fundamental para o retorno às aulas.
As duas transmissões acontecem no canal do YouTube da Conquista Solução Educacional, com acesso pelo link https://www.youtube.com/ConquistaSolucaoEducacional, e fazem parte de um programa de ações da Conquista para levar mais informação e conteúdo às famílias e à comunidade escolar. A programação conta com uma série de palestras, vídeo aulas e seminários para gestores escolares, professores, pais e estudantes. Todo o conteúdo é gratuito e aberto à população.
Websérie Famílias em Casa
O Centro Marista de Defesa da Infância acaba de lançar no YouTube a websérie #FamíliasEmCasa, com vídeos rápidos que vão ajudar pais, mães e cuidadores a administrar melhor esse tempo de novas rotinas, experiências e sentimentos, como medo, tristeza e irritação. Produzida com apoio do Grupo Marista, Província Marista Brasil Centro-Sul e Umbrasil, a websérie é composta por oito capítulos e os seis primeiros já estão no ar.
VEJA TAMBÉM: Exercícios de mindfulness para acalmar as crianças
Os seis primeiros capítulos, que já podem ser assistidos no Youtube, tratam de temas sobre o direito de brincar, comunicação não violenta, reorganização da rotina familiar, inclusão, prevenção de acidentes domésticos e prevenção à violência contra meninos e meninas. Outros dois capítulos estão em produção para tratar dos temas segurança na internet e alimentação saudável. Confira a sinopse de cada capítulo com os links para os vídeos:
Do tédio à criação: a importância do brincar no isolamento
Neste vídeo, o professor Nélio Sprea fala sobre a relevância das experiências lúdicas e deixa dicas práticas de como potencializar o “brincar” a partir do protagonismo da criança. Segundo ele, durante o período de isolamento, é importante “dar oportunidade ao tédio” e qualificar as brincadeiras, para que sejam também simbólicas.
Comunicação e Acolhida: cuidar das relações durante o isolamento
O psicanalista Rogério Silva nos explica como evitar os possíveis atritos durante o período de permanência em casa por meio de um modo de agir não violento. Prestar atenção nas emoções, acolher os efeitos deste momento sobre cada um de nós e transformar as reclamações em pedidos pode mudar positivamente a dinâmica da convivência familiar. Para Rogério, este é um momento extraordinário, que requer paciência e cuidado.
Envolvimento e respeito na reorganização da rotina familiar
Respeito, paciência e sinceridade. Neste vídeo, a assistente social Raimunda Barbosa traz uma conversa sobre como a rotina familiar irá funcionar, dependendo da distribuição de atividades que cada um possa dar conta e da participação das crianças e adolescentes na rotina e acordos da casa.
Habilidades socioemocionais como caminho para a inclusão
Dificuldades de atenção, concentração e memória. Acompanhar crianças e adolescentes em relação aos seus compromissos a partir da reorganização da rotina familiar é uma necessidade contínua. Contudo, neste período de isolamento algumas crianças podem precisar de um apoio mais dedicado da família. A psicóloga Regiane Ruivo deixa propostas de como respeitar e acolher as diferenças por meio da colaboração, cooperação, cuidado com o próximo e empatia.
Prevenção de acidentes domésticos com crianças e adolescentes
Acidentes domésticos se tornaram um problema frequente entre crianças e adolescentes durante o isolamento. Quedas, fraturas, ingestão de corpo estranho e queimaduras são ocorrências que podem acontecer durante este período. O pediatra Eduardo Gubert (Hospital Pequeno Príncipe) apresenta dicas de como tornar a casa um ambiente mais seguro possível em meio à intensa rotina familiar durante a pandemia.
Protegendo crianças e adolescentes da violência durante o isolamento
Um dos efeitos percebidos durante o isolamento é o aumento de casos de violência contra crianças e adolescentes. Não somente a agressão física, mas também a violência psicológica ou emocional, a negligência, a exploração do trabalho infantil e a exploração sexual. Neste vídeo, o psicólogo Pedro Carneiro deixa algumas orientações de como prevenir estas situações.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!