Ricardo Darín: o argentino que amamos

Nunca apreciamos tanto o cinema argentino desde que fomos seduzidos pelos olhos azuis de Ricardo Darín

Por Irma Bicalho
Ricardo Darín nasceu em 1957, em Buenos Aires. Começou a carreira artística ainda criança, pois seus pais eram atores de teatro. No início da carreira atuou em filmes com temática adolescente e telenovelas.
A estreia no cinema foi com La Culpa, em 1969, dirigido por Kurt Land. No Brasil, ganhou fama com os filmes Nove Rainhas (2000) e O Filho da Noiva (2001), ambos premiadíssimos. Também atuou em O Segredo de seus Olhos (2009), que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Daí para frente tudo só melhorou. Tanto é que, ao se falar em cinema argentino, Darín é o nome que nos vem primeiro à cabeça. Darín é sinônimo de roteiros intrigantes, emocionantes e originais. No último filme exibido no Brasil, A Odisseia dos Tontos, o público se deliciou com a comédia dramática em que Darín atuou com seu filho Chino, pela primeira vez.
Muita gente, como eu, fica ansiosa aguardando a próxima obra do argentino que amamos. Enquanto isso, é possível rever grandes obras do ator nos canais de streaming e no YouTube. Veja só:

Na Netflix

* Curiosamente o filho tem mais prestígio que o pai. São apenas dois filmes com Ricardo Darín (Neve Negra e XXY) e sete com Chino (Durante a Tormenta, Morte em Buenos Aires, Uma Noite de Doze anos, O Anjo, A Rainha da Espanha, As Leis da Termodinâmica e O Silêncio do Céu).
Neve Negra (2017)
Salvador (Ricardo Darín) vive isolado do mundo nas colinas geladas da Patagônia. Sozinho há décadas, após ser acusado de assassinato, ele recebe a inesperada visita do irmão Marcos (Leonardo Sbaraglia) e de sua namorada, Laura (Laia Costa). O objetivo dos dois é que Salvador aceite vender as terras que os irmãos receberam em herança, algo que ele não está nem um pouco disposto em fazer.
XXY(2008)
Os pais de Alex, que nasceu com ambas as características sexuais, vão para o Uruguai tentando proteger a criança dos médicos que desejam a todo custo corrigir a ambiguidade genital da criança.

Na Amazon Prime Video

Todos Já Sabem (2019)
Laura (Penélope Cruz) retorna a sua terra natal na Espanha para acompanhar o casamento da irmã. Por motivos de trabalho, seu marido argentino (Darín) não pode ir junto. Durante a festa, uma tragédia acontece e toda a família precisa se unir diante de um possível crime de grandes proporções, enquanto se questionam se o culpado está ou não entre eles.
O Que os Homens Falam (2014)
Oito homens de meia-idade vivem situações que refletem seu principal conflito: crise de identidade. A incapacidade de expressar seus sentimentos e a forma de se relacionar com as mulheres são expostas com humor e sarcasmo.
Tese sobre um Homicídio (2013)
A vida do professor de Direito Criminal, Roberto Bermudez, se torna um caos quando ele se convence de que um de seus melhores alunos cometeu um assassinato em frente à faculdade. Ele está determinado a descobrir o que aconteceu, e inicia uma investigação que o fará pensar no preço da verdade. Este filme também está disponível em espanhol no YouTube.

Ricardo darín
Em Tese sobre um Homicídio, de 2013, um crime transforma a vida de um professor de Direito.

No YouTube

Os filmes estão no idioma original, mas ativar a legenda, mesmo que em espanhol, já ajuda bastante.
El mismo amor, la misma lluvia (1999)
Um escritor frustrado se apaixona por uma camareira aspirante a pintora. Eles engatam um romance e logo suas diferenças se chocam. O roteiro versa sobre os quase 20 anos deste vai e vem (de 1980 a 1999). Seria somente mais uma comédia romântica, não fosse uma bela desculpa para narrar a então história recente da Argentina (a briga com o Reino Unido pelas Ilhas Malvinas, o processo de redemocratização, a eleição de Raul Alfonsín, o desencanto com Carlos Menem…).
Nueve Reinas (2000)
Dirigido por Fabián Bielinsky, Ricardo Darín dá vida a um típico malandro porteño. Ele se junta a outro estelionatário para aplicar um golpe de mestre: o roubo de uma série de selos conhecidos como “nove rainhas” para vender a um milionário espanhol.

Em Neve Negra (2000), Darín se exila após se acusado de homicídio. (Divulgação)

El Aura (2005)
Do mesmo diretor de Nueve Reinas, aqui Darín encarna um taxidermista, um profissional que reproduz e conserva animais. Debaixo de sua pele se esconde um ser reservado e sombrio. Ele se dedica a planejar o crime perfeito. Um dia vai à Patagônia e dá de cara com a realidade da sua aspiração: acaba matando acidentalmente um bandido.
Ao investigar, ele descobre que o bandido faz parte de um plano de assalto a um carro-forte e resolve assumir a sua identidade para levar adiante o esquema.

LEIA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer inaugura exposição virtual com fotos da União Soviética

La Señal (2007)
Atuado e dirigido por Darín. Em um Buenos Aires dos anos 50, Darín é um detetive canastrão que é surpreendido pelo pedido de uma linda cliente para investigar um misterioso e poderoso homem.
Carancho (2010)
Darín é um advogado com a licença caçada, que ganha a vida enganando os outros e vendendo seus serviços de porta em porta. Até o dia em que sofre um acidente e sente na pele os males da corrupção.
Séptimo (2013)
Darín é um advogado workaholic separado da mulher, mas muito presente na vida de seus dois filhos pré-adolescentes. Um dia ele vai buscá-los para levar à escola e os deixa descer pela escada enquanto vai de elevador. As crianças somem misteriosamente.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img