Sem ir ao salão fica difícil manter a tintura dos cabelos em dia. Mas com jeitinho é possível obter bons resultados em casa e se proteger do coronavírus.
Por Irma Bicalho
Ficar em casa e praticar o distanciamento social é difícil para todo mundo. Mas para aqueles que mantinham alguns rituais estéticos, como fazer as unhas, a barba ou pintar os cabelos, tem sido muito mais complicado. A barba e a unha, a gente apara ou disfarça, dá um jeito. Mas os cabelos… Esses são indomáveis. E nas reuniões virtuais aquelas faixas brancas na testa, são, na verdade, as raízes dos cabelos gritando: Queremos tinta!
O Curitiba de Graça, que já dá dicas de cultura, entretenimento e utilidade pública, não poderia lhe deixar na mão numa hora dessas. Então resolvemos atacar com dicas para quem quiser se aventurar e pintar os cabelos em casa. Como a situação é emergencial, não queremos aqui dar um curso de cabeleireiro, é claro. Mas apenas orientar quem não tem experiência no assunto.
Para começar, peça seu produto na farmácia ou loja de cosméticos e receba em casa. A linha profissional é de qualidade superior, mas foi feita para ser usada por profissionais. Então, o melhor é comprar os kits para o procedimento caseiro, que são mais seguros. Nessa hora, o preço é diretamente proporcional à qualidade da tinta. Ou seja, os melhores custam mais caro. Mas acredite, esse mais caro deve ficar em no máximo R$30 o kit, ou seja, nada tão assustador assim.
E seja paciente. Leia todos os passos a seguir e o manual que vem na caixinha antes de iniciar seu processo de tingimento. Lembre-se: pintar os cabelos não é como se maquiar. Se não der certo, não tem como retirar com água e sabão. Mas com os cuidados necessários é bem possível que tudo saia bem, e você volte a fazer suas reuniões virtuais sem precisar usar chapéu.
1. Escolha a cor certa
Em casa, e até no salão, o mais seguro é escolher um cor que seja, no máximo, três tons acima ou abaixo da sua cor de cabelo atual. Na hora de comprar sua coloração, esqueça a foto da modelo , dê atenção aos tons de mechas que estão nas laterais da caixa. São normalmente três exemplos de como a tinta fica em fios naturalmente claros, médios ou escuros. Na dúvida sobre que tinta comprar, opte pelo tom mais claro. Se alguma coisa der errado, fica mais fácil concertar, pois é possível escurecer, mas clarear exige um profissional.
As cores são determinadas por números que, quanto maiores, mais claros são. O primeiro número mostra o tom básico, e o segundo, depois do ponto, se refere ao reflexo. Os tons básicos são os seguintes: 1 é preto azulado, 2 é preto, 3 é castanho escuro, 4 é castanho claro, 5 é loiro escuro, 6 é loiro médio, 7 é loiro claro, 8 é loiro muito claro, 9 é loiro claríssimo e 10 é loiro ultraclaro. Os reflexos são os seguintes: cinza é 1, dourado é 3, acobreado é 4, acaju é 5, vermelho é 6, marrom ou chocolate é 7. Então se quiser o castanho claro dourado, compre uma tinta 4.3, se quiser loiro médio com reflexos vermelhos compre 6.6 e assim por diante. Os tons básicos, sem reflexos ou com ponto zero (6.0, 8.0 etc…), costumam cobrir melhor os cabelos brancos.
2. Teste de alergia
Por se tratar de uma química, é preciso fazer um teste de sensibilidade para saber se você não vai ter alergia ao produto. Por isso, 48 horas antes de fazer o procedimento nos fios, aplique uma pequena quantidade da mistura da tinta com o oxidante na nuca ou no antebraço. Se não acontecer nada, pode tingir o cabelo. Aproveite o teste para pintar uma pequena mecha do cabelo e ver se o resultado é o que você espera.
3. Quantidade de produto
Fique atento à quantidade de produto que vai ser necessária para colorir todo o cabelo. Cabelos curtos geralmente necessitam de uma caixinha de tinta. Já os cabelos médios podem precisar de uma ou duas, dependendo do volume de cabelos. Então, para se prevenir, é melhor comprar duas unidades, afinal, se sobrar material você poderá utilizá-lo depois. Mas se faltar…
4. Não lave antes de pintar
Não lave os cabelos dois dias antes de pintá-los. Dessa forma a sua oleosidade natural vai proteger o couro cabeludo e ajudar a diminuir sensação de coceira durante o procedimento.
5. Proteja ao redor do cabelo
Aplique um pouco de creme hidratante, vaselina ou gel de cabelos na área ao redor do cabelo para não manchar a pele na hora de passar a tinta nos fios. Proteja a testa, as têmporas, a nuca e as orelhas. Mas cuidados para não encobrir a raiz dos cabelos, pois pode dificultar a adesão da tinta nos fios.
6. Prepare a tinta
Misture a tinta com o oxidante como manda as instruções do fabricante. Isso deve ser feito na hora da utilização, pois a tinta começa a reagir no momento da mistura. Caso você queira utilizar meio tubo de tinta, é só misturar a metade dos produtos em um recipiente e guardar a outra metade nas embalagens originais.
7. Divida o cabelo
Use presilhas do tipo bico de pato ou piranhas, para dividir o cabelo em quatro quadrados iguais. Se você tem muito volume, franja, ou mesmo se seu cabelo for muito grosso adicione mais quadrados para que toda a cabeça ganhe uma nova cor.
8. Hora de pintar
São duas opções de procedimento. A primeira é utilizando uma tigelinha e um pincel chato de tintura, como no salão. Essa é a maneira em que a distribuição da tinta fica mais uniforme. Mas para quem não tem muita prática, o mais fácil é usar o tubo que vem do fabricante, com o bico dosador. Concentre-se em uma seção de cabelo por vez e não se esqueça das mechas ao redor do rosto. Pinte primeiro as pontas e o comprimento e deixe a raiz por último. Use as mãos para ajudar a espalhar melhor a tinta, como se tivesse fazendo um banho de creme. (Não se esqueça das luvas!) Se for só retocar a raiz, aplique o produto apenas nessa parte. Após passar a tinta não cubra os cabelos com plástico ou touca. Apenas proteja os ombros com uma toalha velha, que possa ser manchada, e aguarde o tempo necessário.
9. Tempo de espera
Depois e aplicar a tintura no cabelo todo, fique com ela nos fios o tempo indicado nas instruções do fabricante, que pode variar de um para outro. Só assim você vai garantir que o seu cabelo fique da cor que você comprou.
10. Hora de lavar
Após o tempo de espera, molhe os cabelos e massageie bem para espalhar a tinta uniformemente, o que eles chamam de emulsionar. Depois enxague muito bem, com água apenas. No salão eles costumam usar xampu na lavagem da tintura. Mas se quiser garantir o brilho e ainda uma hidratação extra, use um creme condicionador ao invés de xampu para lavar a tintura. A tinta abre as escamas dos fios e, ao mesmo tempo que a cor penetra, também faz com que alguns nutrientes escapem. O creme ajuda a repor e equilibrar a hidratação e nutrição do seu fio antes de você finalizar o procedimento.
Algumas marcas já vem com um tubo ou sachê de creme específico para esse momento. O mais importante aqui é enxaguar muito bem, tirando todo o resíduo de tinta dos cabelos. Outra dica: não use toalha branca para secar os cabelos. Mesmo depois de bem lavados eles soltarão pigmentos e mancharão a toalha.
11. Ficou com a pele manchada?
Mesmo passando os protetores citados no item 5, é possível que alguma manchinha fique na pele. Remova as manchas com um pedaço de algodão embebido um desses produtos: demaquilante bifásico, vaselina, gel de cabelo, vinagre ou óleo mineral(de passar em bebês). Se você for do tipo perfeccionista, use um removedor de manchas cosmético, desenvolvido para esse fim. O removedor de manchas é encontrado em perfumarias e lojas de cosméticos.
VEJA TAMBÉM: Alimentação equilibrada ajuda na proteção contra infecções
12. Cuidados para manter a beleza
Agora que seu cabelo está incrível novamente, invista em produtos especiais para prolongar a cor e o brilho. Geralmente eles contém filtros solares que ajudam a manter a cor, além de ingredientes nutritivos e mais hidratantes, para ajudar a reparar os danos causados pela química da tintura. Na Rede do Bem você vai encontrar algumas lojas de cosméticos, entre elas a Intensa Beleza, uma franquia da Natura. A proprietária da franquia, Rosângela Oliveira, sugere três linhas diferentes de tratamento completo para cabelos tingidos, com xampu, condicionador e máscara. Cada linha tem suas características específicas, sendo a Sou a mais básica e jovial, a Plant que é à base de vegetais e tem óleo de noz pecã, e o lançamento Lumina, com exclusiva tecnologia Pró-teia, que promete um tratamento mais profundo e fortalecimento extra.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!