Público paga o quanto quiser pelo ingresso através de uma vaquinha on-line, que ajudará pessoas que não tem recursos para se proteger
Manifesta Arte em Rede é uma ação que está sendo realizada pela internet desde o dia 01 e vai até o dia 15 de abril de 2020, arrecadando fundos para serem doados a instituições que atuam com quem está mais vulnerável durante a pandemia do COVID-19: pessoas em situação de rua, indígenas e famílias periféricas de baixa renda.
Idealizado pela produtora cultural e assessora de imprensa Luciana Gandelini, a Manifesta Arte em Rede reunirá cerca de duzentos artistas da dança, circo, teatro, literatura, artes visuais, música, cultura popular, contação de histórias, audiovisual, se revezando entre apresentações, lives, exposições, entrevistas, download de livros, videoclipes, podcasts, oficinas de marionetes, de ballet criativo para crianças, e muito mais.
Fazendo referência a uma tradição da arte de rua, os artistas vão passar o chapéu, que dessa vez precisará ser on-line. A platéia virtual pode acessar o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/manifesta-arte-em-rede e pagar pelas apresentações com o valor que quiser. E 80% do valor arrecadado será doado para instituições que estão na linha de frente na luta contra o genocídio pelo COVID-19.
Entre as frentes que receberão o valor doado estão: Missão Belém, Arsenal da Esperança, Pastoral de Rua e Anjos da Sopa (Grande ABC), atuando com pessoas em situação de rua do centro de São Paulo, Mooca e Santo André-SP. A Terra Indígena Jaraguá, que lida com famílias indígenas e Unas Heliópolis, que atua com famílias de baixa renda.
VEJA TAMBÉM: Aula de Capoeira ajuda a manter corpo e mente saudáveis
Além de conteúdos artísticos, a ação conta com uma consultoria jurídica da NANNINI & QUINTERO Advogados Associados que irá disponibilizar conteúdos técnicos atualizados sobre as Medidas Provisórias lançadas pelo Governo Federal.
“Não queremos romantizar a quarentena, pois entendemos que estar em casa durante uma pandemia é um direito básico que, em razão da precarização dos contratos de trabalho, tem contemplado uma ínfima parcela da sociedade. Queremos fazer uso da voz de artistas para chamar atenção para o cuidado com quem está mais vulnerável nesse momento. E convocar a população para somar forças. Nos colocamos a disposição para nos manifestar artisticamente pressionando os governantes a atuarem rapidamente para salvar a população.”- explica Luciana Gandelini, produtora da ação.
Manifesta Arte em Rede acontecerá nas plataformas criadas no Facebook, Instagram e Youtube. Acesse @manifestaarteemrede
Manifesta Arte em Rede
Artistas visuais produzindo conteúdos durante o período da ação
Laerte (Cartunista) – BOX
Jaime Pinheiro (Artista Plástico) – Nhô Lau
Sissy Eiko – NÓS distantes e unidos
Julio Leão – Tempero da Carne
Thaísa Valadão – Breves Encontros: Índia
Eduardo Izidoro – Waralls (Artista Plástico) – Formiga Sócio-Operária
Alexandro Marques – Aleatório (Letrista) – Escrita Vernacular – Tipografia Vernacular