Xepa Day: evento ensina como evitar o desperdício de alimentos

/, Eventos Gerais, Gastronomia/Xepa Day: evento ensina como evitar o desperdício de alimentos

O World Disco Xepa Day acontece no Mercado Municipal e na Feira Orgânica do Passeio Público neste sábado, 28 de abril

O público pode acompanhar o preparo e experimentar receitas com os ingredientes selecionados para o evento, além participar de aulas-show. Foto: Divulgação

No próximo sábado, 28 de abril, o Mercado Municipal e a Feira Orgânica do Passeio Público recebem a segunda edição do World Disco Xepa Day. O evento internacional e gratuito tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o problema do desperdício de alimentos. Para isso, voluntários apoiadores da causa, como chefs de cozinha e estudantes, são convidados a coletar, lavar, limpar, cortar e cozinhar frutas, legumes e verduras que geralmente seriam jogados fora por não estarem dentro do padrão estético comercial – com um “machucadinho”, por exemplo. O público pode acompanhar o preparo e experimentar receitas, além participar de aulas-show.

“Uma das missões da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), é conscientizar a população sobre o problema do desperdício e inspirá-la a aproveitar 100% dos alimentos. Por isso, apoiamos este evento tão importante”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi, que é um dos apoiadores do Xepa Day em parceria com ONG SlowFoodYouth Network Brasil.

A primeira parte do evento ocorre a partir das 8h, no Passeio Público, onde será possível experimentar as receitas feitas com as xepas e preparadas pelo grupo de chefs e cozinheiros voluntários. No Mercado Municipal, a mesma ação irá começar, às 10h30, no Espaço Arena, que também receberá uma exposição de fotografia sobre o tema feita pelos alunos do curso de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Entre os cozinheiros renomados que já conformaram participação na edição curitibana estão Claudinei Oliveira (Devons), Délio Canabrava (Cantina do Délio), Gabriela Carvalho (Quintana) e Vânia Krekniski (Limoeiro). Gabrielle Mahamud, do blog Flor de Sal e do projeto social GoodTruck, de combate ao desperdício de alimentos, também irá participar da ação. O evento ainda tem o apoio da Associação dos Comerciantes Estabelecidos do Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e da escola Centro Europeu.

 

Não existem dados oficiais sobre o problema do desperdício de alimentos no País, mas estima-se que entre 20% a 30% de tudo o que é produzido perde-se entre o plantio e o consumo final. Gabriela Bonilha, coordenadora do evento em Curitiba e integrante da ONG organizadora, lembra que, no ano passado, foram organizadas mais de 100 Disco Xepas em 40 países, salvando cinco mil quilos de alimentos e servindo 25 mil refeições. “Enquanto parte da população sofre de fome, todos os anos, um terço dos alimentos destinados ao consumo humano é jogado fora. Isso corresponde a 1,3 bilhão de tonelada de alimentos”, alerta.

SERVIÇO: World Disco Xepa Day
Data: 28 de abril
Horário:  8h às 9h30 na Feira Orgânica do Passeio Público, e das 10h30 às 12h no Mercado Municipal
Locais: Mercado Municipal de Curitiba  – Avenida Sete de Setembro, 1.865 – Centro
Feira Orgânica do Passeio Público (Rua Presidente Faria, Centro)
Entrada gratuita

2018-04-25T17:35:33+00:00 25 Abril - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta