Radiocaos lançará vídeos e áudios de escritoras interpretando suas obras
Nesta quarta-feira (30/06), a partir das 20h, estreia o VIDEOCAOXX – Mulheres na Poesia, que reúne 64 filmes com poesias feita por mulheres. O projeto da dupla Radiocaos tem a participação de Luci Collin, Alana Ritzmann, Maria Paraguaya, Giovana Madalosso, Julia Raiz, Diviane Helena, Monica Berger e Giovana Lima.
A série de vídeos, que traz as autoras interpretando suas obras, será exibida no site radiocaos.com.br e no YouTube.
As autoras, explicam Rodrigo Barros Del Rei e Samuel Lago, produtores do Radiocaos, programa curitibano que há décadas combina música, poesia, ideias e memória nas ondas do rádio, já estavam no radar há algum tempo e o resultado ficou ainda mais além do esperado.
“Ficou de alto nível – e olha que estamos acostumados com poesia oral, pois já fazemos esse tipo de trabalho há mais de 20 anos”, observa Del Rei. “Queremos, por meio deste novo projeto, publicar oito poetas e vídeo poemas para a edição de uma possível segunda temporada do VIDEOCAOS”, explica Lago
As gravações foram feitas em abril, no teatro Ave Lola, mas sem público. “Por ser uma caixa preta, o local nos possibilitou maior controle para cenários e tomadas artísticas dessas poetas. Tudo filmado, gravado e editado em HD”, informa a dupla, revelando ainda que as negociações para exibição no canal Arte 1, emissora especializada em produções culturais, estão adiantadas.
VEJA TAMBÉM: Vozes femininas celebram um ano do projeto literário “Às vezes, aos domingos”
Os áudios do “Mulheres na Poesia” serão transmitidas também na temporada 2021 do Radiocaos, que atualmente é retransmitido por uma ampla rede de emissoras do Brasil, Europa, África e América do Norte. Entre elas, estão Rádio CultFM (RJ), Rádio Zero (Portugal), Politécnica 97.1FM (Moçambique), Rádio Universitária (Pernambuco), Internova (Sergipe), Rádio Nove Minutos (Nova Iorque), Rock In Love (São Paulo), UFOP (Minas Gerais), Morabeza (Cabo Verde), além das curitibanas 91 Rock, somente na web, Cultura AM 930 Khz.
Acervo cultural
O duo de produtores culturais, com ajuda de parceiros pontuais, atua na cultura de Curitiba desde o século passado. Nesse período, além da radiodifusão ininterrupta e divulgação de bandas, músicos e poetas de Curitiba, num contexto ágil e de forma direta via rádio, a Radiocaos também produziu, gravou e gerou acervo cultural utilizado como combustível no set list do programa de rádio semanal e nas coleções “e-culture” de vídeos de alta definição disponíveis em vários canais da internet – sempre com o cuidado de distribuir e divulgar gratuitamente todo o acervo coletado e gerado.
Além da captação em vídeos HD, o Radiocaos desenvolve um trabalho de registro da memória em áudio. São gravações de depoimentos, entrevistas e declamações de mais de 150 artistas, poetas, músicos e pensadores de Curitiba e de todo o Brasil. Gente distinta e relevante, como Rettamozzo, Solda, Paulo e Jean Garfunkel, Thadeu Wojciechowski, Os Mulheres Negras, Chacal, Tavinho Paes, Luiz Felipe Leprevost, Maxixe Machine, Giovanne Caruso, Carlos Careqa, Paz de Usinas, e alguns já falecidos, como Rollo de Resende, Wally Salomão, Zé Paulo Paes, Valencio Xavier e Reinaldo Jardim.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.