Vera Holtz retorna a Curitiba com o premiado espetáculo Ficções

De 3 a 5 de novembro, Curitiba recebe o premiado espetáculo Ficções, estrelado por Vera Holtz e o músico Federico Puppi. Com sucesso de público e de crítica, rendendo 31 indicações e os prêmios Shell e APTR (Associação de Produtores de Teatro), de Melhor Atriz e Melhor Música para Puppi,o monólogo é inspirado no best-seller “Sapiens – uma breve história da humanidade”, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, que vendeu mais de 23 milhões de cópias em todo o mundo, e leva o público a refletir sobre a própria existência, no que é real ou inventado, e no porquê a humanidade segue insegura e sem saber para onde ir.

Vera Holtz retorna a Curitiba com o premiado espetáculo Ficções
Vera Holtz retorna a Curitiba com o premiado espetáculo Ficções

Vera Holtz no premiado espetáculo Ficções

As apresentações ocorrem no Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299 – Centro), na sexta-feira e sábado, às 20h, e no domingo, às 18h. Ingressos estão à venda com valores promocionais a partir de R$19,50 (meia), mais taxa, pelo link. A classificação é 12 anos.

Com duração de 80 minutos, Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo Portella, escritor e encenador Rodrigo Portella, cantando, improvisando e “conversando” com Harari, instigando a plateia a interagir com Federico Puppi, autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco.

“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca Vera Holtz. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, completa.

O livro de Harari, publicado em 2014, afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?

Vera Holtz retorna a Curitiba com o premiado espetáculo Ficções
Vera Holtz retorna a Curitiba com o premiado espetáculo Ficções

O espetáculo Ficções é idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e já recebeu mais de 40 mil espectadores, tendo sua estreia em setembro de 2022, no Rio de Janeiro. “É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nós pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele”, analisa Felipe, que comprou os direitos para adaptar a obra para o teatro em 2019.

Quando foi chamado para escrever e dirigir, Portella imaginou que iria pegar pedaços do livro para transformar em um espetáculo: “Ao começar a ler, entendi que não era isso. Era preciso construir uma dramaturgia original a partir das premissas do Harari que seriam interessantes para o espetáculo. Em nenhum momento, no entanto, a gente quer dar conta do livro na peça. Na verdade, é um diálogo que a gente está estabelecendo com a obra”, enfatiza. A estrutura narrativa foi outro ponto determinante no propósito do espetáculo: “Eu queria fazer uma peça que fosse espatifada, não é aquela montagem que é uma história, que pega na mão do espectador e o leva no caminho da fábula. Quis ir por um caminho onde o espectador é convidado, provocado a construir essa peça com a gente. É uma espécie de jam session. É uma performance em construção, Vera e Federico brincam com tudo, com os cenários, tem uma coisa meio in progress”, descreve.

Vera Holtz retorna a Curitiba com o premiado espetáculo Ficções
Vera Holtz retorna a Curitiba com o premiado espetáculo Ficções

FICHA TÉCNICA VERA HOLTZ em FICÇÕES

Inspirada a partir do livro Sapiens – Uma breve história da humanidade”, de Yuval Noah Harari
Idealizada por Felipe Heráclito Lima
Escrita e encenada por Rodrigo Portella
Performance e Trilha Sonora Original: Federico Puppi
Interlocução dramatúrgica: Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa
Cenário: Bia Junqueira
Figurino: João Pimenta
Iluminação: Paulo Medeiros
Preparação corporal: Tony Rodrigues
Preparação vocal: Jorge Maya
Programação Visual: Carlos NunesCadão”
Fotos: Ale Catan
Direção de produção: Alessandra Reis
Gestão de projetos e leis de incentivo: Natália Simonete
Produção executiva: Wesley Cardozo
Administração: Cristina Leite
Produtores associados: Alessandra Reis, Felipe Heráclito Lima e Natália Simonete

Serviço:
Espetáculo Ficções
Data:
03, 04 e 05 de novembro de 2023
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Local: Teatro da Reitoria (R. Xv de Novembro, 1299- Centro – Curitiba)
Ingressos: A partir de R$ 19,50, mais taxa.
Ingressos antecipados: https://parnaxx.com.br/projetos/ficcoes/
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 80min