Universidade Positivo promove debate sobre inovação na Educação

Positivo Talks acontece dia 27 de fevereiro no campus Ecoville

Foto: Divulgação

Professores, gestores de instituições de ensino e demais profissionais da área se reúnem na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, na Universidade Positivo, para o Positivo Talks. Com o tema “Educação Transformadora: os Novos Profissionais e as Novas Instituições”, o evento acontece na sala de eventos do bloco da Pós-Graduação da Universidade Positivo do campus Ecoville, a partir das 19h.  As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente neste link, pois as vagas são limtiadas.

Um dos temas abordados nos debates é a inovação no ensino que, segundo relatório recém-divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), está relacionada à adoção de novos serviços, tecnologias, processos e competências que levem à melhora de aprendizagem, equidade e eficiência. O documento Measuring Innovation in Education 2019 (“Medindo a Inovação na Educação”, em livre tradução) aponta que a inovação não deve ser vista como um fim, mas como um meio de melhorar os resultados educacionais.

De acordo com o diretor da Pós-Graduação da Universidade Positivo, David Forli, a inovação deve envolver toda a comunidade acadêmica – e não apenas aulas isoladas que utilizam determinadas tecnologias para passar o conteúdo. “A tecnologia faz parte da inovação, mas não é a única ferramenta. Neste Positivo Talks, vamos discutir exatamente isso – por onde começar, quem será envolvido, como a inovação está sendo aplicada nos países com os melhores índices de Educação e os resultados efetivos dessas mudanças na aprendizagem”, afirma. “O mundo está mudando e as instituições de ensino e seus profissionais devem antecipar essas transformações para preparar os alunos para a nova realidade”, completa.

Palestras e mesa-redonda
Para os gestores, o evento traz a palestra “O Dirigente da Escola do Futuro”, com o coordenador acadêmico dos cursos EAD da área de Gestão e Negócios da Universidade Positivo, Fábio Vizeu Ferreira, doutor em Administração de Empresas, professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da UP e diretor Administrativo-Financeiro (gestão 2018-2020) da ANPAD, a maior associação científica da área de Administração na América Latina. A palestra vai tratar da exigência que recai aos dirigentes de escolas, que estão neste cenário de transformações digitais e tecnológicas. “Se o professor da escola de Ensino Básico está sendo exigido por uma nova entrega e uma nova forma de construção de conhecimento, exige-se também que o dirigente atue como um desenvolvedor de talento, como alguém que entende essa nova era da Educação, que seja orientado a resultado. Se a equipe vai mudar, o dirigente que lidera essa equipe também tem que mudar”, adianta o palestrante.

Já para os educadores, o professor José Motta Filho ministra a palestra interativa “A Educação do Futuro e as Exigências ao Novo Profissional”, que aborda as mudanças que estão acontecendo na Educação, com digitalização, sala de aula invertida, metodologias ativas, e a exigência de um professor com um perfil mais de mediação que de detentor do conhecimento. Motta é Head of EdTech na Beenoculus – principal startup da América Latina em desenvolvimento de soluções em Realidade Virtual para a Educação. O evento termina com a mesa-redonda “Novas formas de aprender para uma Educação transformadora”, com Marianne Novaes, Deise Hofmeister, Flávia Amend, Soraia Prates, Nelly de Souza, Angela Mendonça, Fabiane Picheth e Priscila Chupil.

O campus Ecoville da Universidade Positivo fica na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido.

Confira a programação do evento

19h – Welcome coffee
19h15 – Abertura
19h30 às 20h30 – Palestras
O Dirigente da Escola do Futuro
A Educação do Futuro e as Exigências ao Novo Profissional
20h30 às 22h – Mesa-redonda
Novas formas de aprender para uma Educação transformadora