Sopro5 Quinteto encerra 2018 com homenagem a Heitor Villa-Lobos

“Villalobiando” é a última apresentação inédita Sopro5 Quinteto na Temporada 2018

Foto: Divulgação

No dia 27 de novembro, o Sopro5 Quinteto apresenta o concerto “Villalobiando” no Museu Paranaense, em Curitiba, o terceiro mais antigo do Brasil, com 142 anos. A apresentação, última do ano, acontecerá às 19h30, com entrada gratuita.

O programa é composto de quatro grandes obras de Heitor Villa-Lobos que percorrem todos os períodos históricos e composicionais do artista: Choro nº 2 (1924); Duo para Oboé e Fagote (1958); Bachianas Brasileiras nº 6 (1938) e Quartour (1928).

Heitor Villa-Lobos foi o mais importante e reconhecido maestro e compositor brasileiro. Ele também teve grande importância no período do modernismo no Brasil, quando apresentou composições na importante Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. Suas peças são, até hoje, executadas nos mais prestigiados teatros do mundo.

Temporada Sopro5
A Temporada 2018 do Sopro5 Quinteto fez parte do Circuito Cultural Ademilar, uma iniciativa que apoia cerca de 20 projetos de música, arte, teatro e dança em Curitiba. Os concertos foram viabilizados mediante Lei do Mecenato Municipal pela Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, uma das maiores incentivadoras da cultura local. Além do concerto de novembro, foram realizadas outras seis apresentações com repertório variado e enfoque nos compositores brasileiros.

Sobre o Sopro5 Quinteto
Formado por cinco músicos, o Sopro5 Quinteto é composto pelos instrumentos fagote, trompa, clarinete, oboé e flauta. Em suas apresentações, o grupo dá atenção especial à divulgação da música brasileira e, neste ano, realizou uma temporada inédita de concertos, com repertório variado, que dialoga com vários estilos.

O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, no bairro São Francisco.