Sobre Rodas: Menos gasolina, mais eletricidade

Testei o SUV XC40 T5 R-Design, que é o modelo de entrada da marca sueca e tem um motor a gasolina e outro elétrico

Carlos Borio
A Volvo tem uma estratégia ousada de contar com pelo menos uma opção híbrida ou eletrificada em sua gama de modelos até o final deste ano. E até 2025, toda linha será híbrida ou eletrificada, dando adeus aos modelos à combustão. Esta é uma tendência mundial e as montadoras estão se preparando para migrar da plataforma à combustão para a eletrificação.
Testei o SUV XC40 T5 R-Design, que é o modelo de entrada da marca sueca. O XC40 tem um motor 1.5 turbo de 3 cilindros a gasolina e outro elétrico. Com os dois em ação, o SUV sueco chega a 262 cv e 43 kgfm de torque, o que deixa seu desempenho pra lá de empolgante.
Para recarregar as baterias, pode-se utilizar a rede elétrica doméstica ou então os eletropostos que se encontram em alguns pontos das principais cidades do país. Em Curitiba, são 10 pontos onde é possível recarregar a bateria do XC40. Eu utilizei o eletroposto que fica no estacionamento do Shopping Pátio Batel. Em 3 horas a bateria está totalmente recarregada e tem uma autonomia de 47 quilômetros. Se for recarregar em casa, o tempo total para o carregamento é de 8 horas, aproximadamente.

O XC40 é recheado de tecnologia. Seu painel digital é muito bonito e bem informativo. Quase não tem botões no painel. A maioria dos controles do carro é feito pela central multimídia de 9 polegadas, touch screen. Você pode acionar o ar condicionado dual zone, mudar a cor da iluminação interna, utilizar o navegador, conectar seu celular, entre muitas outras funções.
O interior é sofisticado, com materiais agradáveis ao toque. Os bancos são de couro e nobuck e os dianteiros possuem ajustes elétricos. A posição do motorista é muito confortável. Só o espaço atrás que é um pouco reduzido, em função da localização das baterias, o que fez o túnel central ser bem elevado. O volante é revestido de couro e traz comandos do sistema de áudio, computador de bordo e controlador de velocidade.
Além disso, o XC40 tem carregamento de celular por indução, sem a necessidade de cabos, claro, desde que seu celular seja compatível com esta função. Outro destaque é o sistema de áudio. São 13 alto-falantes Harman Kardon, que garantem 600W de potência.
O porta malas tem capacidade de carga de 460 litros, com acionamento elétrico para abrir e fechar a tampa. Há também o sensor embaixo do parachoque traseiro, onde basta passar o pé para a tampa abrir e fechar. Outra facilidade é o botão que aciona o fechamento da tampa e já trava as portas do carro, ideal para quando você está com as mãos ocupadas.

O XC40 tem rodas de liga leve de 20 polegadas. Traz faróis em full LED, altodirecionais, luz diurna em formato “T” deitado, o “Martelo de Thor”, marca registrada da Volvo. Faróis de neblina também em LED, assim como as lanternas traseiras. O modelo também conta com teto-solar panorâmico elétrico.
Para testar a eficiência do XC40 híbrido, fui até Campo Alegre, em Santa Catarina. Na estrada, o carro se comporta muito bem. A suspensão é firme e confortável, vencendo os defeitos da pista com tranquilidade e sem repassar muitos solavancos para o interior. A direção é macia e segura. Andando no modo de condução Hybrid, a economia de combustível é gigante. Pena que a carga da bateria dura pouco. No modo Power você sente toda a potência do XC40. Vai de 0-100 km/h em apenas 7,3 segundos. As arrancadas são ágeis e as retomadas também.
O XC40 tem vários itens de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo com função curvas (até 130 km/h), frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de direção e alerta de tráfego transversal traseiro, entre outros.
Aproveitei para testar o modo de condução off-road. Peguei uma estrada de chão, até que bem conservada, com poucos buracos. O XC40 não passa dos 40 km/h neste modo e segue tranquilo enfrentando os obstáculos.
Como fui viajar com a bateria cheia, o consumo do XC40 foi surpreendente. Para um SUV, 17 km/l na estrada e com o ar condicionado ligado o tempo todo. Isso porque, no modo Hybrid, você usa muito menos o motor elétrico do que na cidade.
Bom, o que posso dizer é que o XC40 T5 Hybrid R-Design é uma excelente opção na sua categoria, só que não é barato. O preço de tabela é R$ 245. 950. Mas, se você tem condições, vale muito a pena investir num carro confortável, extremamente seguro e com um design de deixar qualquer um babando.

Carlos Borio é jornalista com mais de 20 anos de experiência. Trabalhou na Tribuna do Paraná, onde atuou como repórter e editor de esportes, turismo, geral e automóveis

 
 
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