Marcio Juliano faz show de lançamento do seu novo disco, Outro Samba, durante o feriado prolongado
Neste feriado prolongado, de 15 a 17 de novembro, o Ave Lola Espaço de Criação será palco do show de lançamento do álbum “Outro Samba”, do cantor, ator e diretor Marcio Juliano. As apresentações ocorrem às 16h na sexta-feira e sábado e às 18h no domingo. A entrada é gratuita.
O show tem um caráter cênico, com interações e intervenções por meio de projeções mapeadas e áudios sincronizados. “A ideia é revisitar uma estética muito explorada por esta geração de compositores, a do cinema”, revela Marcio que também dirige o show. A assistência de direção e iluminação é de Nadja Naira (Companhia Brasileira de Teatro).
Este novo álbum fecha uma trilogia de trabalhos do artista focados no repertório da Época de Ouro, período representado por uma geração de grandes compositores brasileiros entre 1929 e 1945. Um desdobramento da pesquisa realizada pelo cantor no show “No Samba” (2016) e “Noël” (2006), em homenagem ao compositor Noel Rosa, que além de show, também teve registro em disco, o primeiro de Marcio.
“Gosto muito do que esses autores da Época de Ouro inauguraram no Brasil, seja na poética, na linguagem musical, na estética, na identidade e na autenticidade que deram à música brasileira. Embora a maioria vivesse na cidade do Rio de Janeiro, eles não eram exclusivamente cariocas, vinham de várias regiões do país e revelavam um retrato diverso da nossa cultura. As composições retratam um país que me interessa discutir, refletir e que, ainda hoje, abordam questões relevantes, como no caso da música O Pedreiro Waldemar que constrói um edifício e depois não pode entrar. Bem oportuna também é a reflexão de Noel Rosa na mordaz e bem-humorada composição Com que Roupa?”, conta Marcio.
O samba e suas múltiplas possibilidades foi o que guiou a escolha das 18 composições distribuídas em 11 faixas que compõem o disco, que conta com a participação de muitos artistas da cidade e alguns de fora, como a cantora Mônica Salmaso, considerada uma das mais importantes do Brasil, em Provei (Noel Rosa e Vadico), e o lendário trombonista Raul de Souza, que gravou Na Aldeia (Silvio Caldas, Caruzinho e De Chocolat).
Nega do Cabelo e Boneco, releitura que mescla Nega do Cabelo Duro e Boneca de Pixe, foi gravada com a Orquestra à Base de Sopro de Curitiba e conta com a participação de um trio vocal feminino composto por Érica Silva (Banda Mulamba), Iria Braga e Milena Tupy. No DVD com os clipes de cada faixa, que será lançado em 2020, a atriz Cássia Damasceno (Companhia Brasileira de Teatro) faz uma participação especial nesta faixa.
“Nesta oportunidade de registro convidei músicos que admiro e com quem gosto de trabalhar, tive muita sorte”, declara Marcio. Estão presentes também no álbum: Mano a Mano Trio (Com que Roupa? – Noel Rosa), a cantora Uyara Torrente, da Banda Mais Bonita da Cidade (Judiaria – Lupicínio Rodrigues), o quinteto de percussão La Percutório (Pedreiro Waldemar – Wilson Baptista e Roberto Martins), o baixista Glauco Sölter (Eu Quero Um Samba – Janet de Almeida e Haroldo Barbosa).
Ao lado de Marcio Juliano no show estão músicos e antigos companheiros de outros trabalhos: Sérgio Albach (clarone), que assina a direção musical, Daniel Migliavacca (bandolim e violão tenor), Lucas Melo (violão 7 cordas) e Luis Rolim (bateria e percussão). Albach e Migliavacca também são arranjadores de algumas composições: Provei, Com que Roupa?, Pedreiro Waldemar traz arranjos de Sérgio e Eu Quero Um Samba, Benguelê (Pixinguinha e Gastão Vianna), Na Aldeia, O Mar (Dorival Caymmi) de Daniel. Os arranjos de Boneca de Piche (Ary Barroso e Luiz Iglésias) e Nega do Cabelo Duro (Rubens Soares e David Nasser) são do músico Gabriel Schwartz e Judiaria de Gilson Fukushima. Marcio Juliano fez o arranjo de Madrugada e Amor (José Messias) e do pot-pourri Louco, em parceria com Albach.
“Estar envolvido nesse trabalho é uma alegria imensa; além dos músicos fantásticos que participam, realizar mais um trabalho ao lado do Marcio Juliano é sempre um prazer. Depois de muitas parcerias, trazemos agora um repertório da época de ouro do Samba com nossa leitura, que já começa a ganhar uma assinatura própria, com ousadia, contemporaneidade, pesquisa, bom humor e lirismo”, declara Sérgio Albach.
O Ave Lola Espaço de Criação fica na Rua Marechal Deodoro, 1227 – Centro (próximo à Reitoria da UFPR). Mais informações sobre o trabalho de Marcio Juliano está disponíveis na página do Facebook.
SERVIÇO: Lançamento do álbum Outro Samba, de Marcio Juliano
Data: 15 a 17 de novembro
Horário: 16h (sexta-feira e sábado) e 18h (domingo)
Local: Ave Lola Espaço de Criação | Rua Marechal Deodoro, 1227 – Centro (próximo à Reitoria da UFPR)
Entrada gratuita