Semana Curitiba Lê promove palestras com escritores, oficinas e atividades especiais

Serão realizados debates, cursos e flash mob
entre os dias 8 e 12 de abril

Foto: Luiz Cequinel

Grandes nomes da literatura brasileira irão se encontrar para discussões sobre incentivo à leitura na Semana Curitiba Lê, que comemora os nove anos do programa da Fundação Cultural de Curitiba. O evento gratuito começa nesta segunda, 8 de abril, e segue até sexta, 12 de abril, com oficinas literárias, palestras, rodas de leitura, mesas-redondas, contação de histórias e atividades variadas para todas as idades nas dez regionais da cidade.

O destaque são as palestras com personalidades do meio literário nacional, sempre às 19h, na Capela Santa Maria. Entre elas está a presença das escritoras Maria Valéria Rezende e Rosana de Mont’Alverne Neto e do escritores José Castello.

A programação será aberta com o debate “O direito à literatura: a censura do livro infantil na contemporaneidade”. A censura à literatura infantil é um velho fantasma que volta à cena contemporânea e a palestrante Rosana de Mont’Alverne Neto vai discutir casos específicos, mostrar como se manifestou a censura a livros na história e apresentar pontos para reflexão e debate.

Em parceria com o Litercultura, a Semana promove na terça-feira, 9,  uma roda de leitura com José Castello e leitores inscritos no momento, a partir do tema do próximo Litercultura (Fronteiras). Outra ação literária está prevista para ocorrer na quinta-feira, 11, com a mesa-redonda sobre “Ações de leitura e formação para o sensível”, com a presença de Bel Santos Mayer, Pierre André Ruprecht e Flávio Stein.

O ponto alto da programação é o pré-lançamento do romance “Carta à rainha louca” da escritora Maria Valéria Rezende. A autora ministra a palestra “Leitura: caminho aberto para vários mundos”. Nela fala de sua vivência que a leva a percorrer quatro continentes formando novos leitores, as várias experiências e modos de fazer brotar leitores e livros, de sua própria autoria e de muita gente.

Maria Valéria Rezende, 77 anos, estreou na literatura em 2001, com o livro “Vasto mundo”. Ganhou os prêmios Jabuti de 2009, 2013 e 2015, com livros nas categorias infantil, juvenil e romance. A obra “Quarenta Dias” foi considerada Livro do Ano de Ficção em 2015. O livro “Outros cantos” ganhou em 2017 o Prémio Casa de las Américas”.

A programação completa da Semana Curitiba Lê está disponível neste link. Devido ao número limitado de vagas em algumas atividades, é necessária fazer uma inscrição prévia gratuita para algumas palestras neste link e para as oficinas neste outro link.

Flash Mob
Encerra a programação um encontro com o objetivo de incentivar a leitura, o “Flash Mob, o Leitor” na 12, das 16h às 17h, na Praça Rui Barbosa – uma intervenção urbana do Programa Curitiba Lê, com o intuito de ocupar parte da rua com um grande número de leitores. Todos os interessados devem se dirigir ao local indicado e ler, durante uma hora, um livro de sua preferência.

Sobre o programa Curitiba Lê

Criado em 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o programa Curitiba Lê é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.

Atualmente, o Curitiba Lê conta com 16 Casas da Leitura e o Bondinho da Leitura no Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Além dos espaços físicos, o programa também promove ações diretas junto à comunidade oferecendo atividades de rodas de leitura e contações de histórias, laboratórios de leitura, palestras, seminários e oficinas de análise e criação literária.