Saúde mental das crianças na pandemia

Médicos sem Fronteiras dão cinco dicas para cuidar da saúde mental das crianças durante a pandemia

saúde mental
Médicos sem fronteiras dão dicas para cuidar da saúde mental das crianças. Foto: James Oatwa

Em momentos de estresse e crise, é normal a criança exigir mais atenção dos adultos. A ONG Médicos sem Fronteiras divulgou uma lista com cinco dicas para cuidar da saúde mental das crianças durante a pandemia de COVID-19. Confira:
1 – Deixe (e ajude) a criança se expressar
É muito importante permitir que as crianças expressem seus pensamentos, inseguranças, medos e ansiedades. Ajude-as a expressar isso de forma lúdica e positiva.
2 – Escute-as
Neste momento, é fundamental praticar a escuta ativa com as crianças de sua casa. Preste atenção em suas preocupações e dedique algum tempo para confortá-las, oferecer carinho e segurança.
3 – Invente novas atividades
Passar tanto tempo em casa pode ser entediante, sobretudo para as crianças. Por isso, pense em novas atividades e brincadeiras para desenvolver dentro de casa e praticar com elas.

VEJA TAMBÉM: TV Cultura estreia lives na internet voltadas ao público infantil

4 – Crie novas rotinas
É normal que as coisas tenham saído um pouco fora de lugar durante o período de isolamento e as outras consequências que essa crise traz. Pense em novas atividades para o dia a dia que possam ter participação das crianças de sua casa.
5 – Não esconda o que está acontecendo
Mesmo que o contexto atual seja preocupante e complicado, é fundamental ser honesto sobre o que está acontecendo. Utilize uma forma apropriada à idade da criança para explicar a situação.
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!