Romance do escritor curitibano Guido Viaro ganha primeiro lugar no Prêmio Biblioteca Digital

“O cubo mágico”, e-book inédito de Guido Viaro, terá lançamento oficial durante a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná

Por Camile Triska

Uma viagem de descobertas pela França foi a história vencedora na categoria Romance do Prêmio Biblioteca Digital, promovido pela Biblioteca Pública do Paraná. O livro “O cubo mágico”, que será lançado em e-book, foi escrito pelo autor curitibano Guido Viaro.
A obra narra as aventuras de um jovem francês que sonha em ser escritor, mas, desiludido, convence uma prostituta do Leste Europeu a fazer uma viagem, que segundo o escritor curitibano, traz várias surpresas e novas experiências para ambos. “É um livro honesto, cheio de reflexões e dúvidas, mas também engraçado e gostoso de ler”, considera.
Escrito entre julho e novembro deste ano, durante a pandemia, Guido criou o enredo influenciado por vários aspectos de sua vida e gostos pessoais. “Acho que a inspiração nasce todo dia, não houve algo específico, mas uma combinação de fatores: meu gosto pela França, minha opção por escrever, o amor por viagens, tudo junto misturado e aconteceu.”
Essa é a terceira obra lançada por Guido somente este ano. Em abril, ele publicou “Via Alpina” e em outubro, “Trem”, ambos em formato impresso pela Editora Insight. Escritor há 20 anos, seu currículo tem 19 publicações, incluindo os últimos três lançamentos.

VEJA TAMBÉM: Prosadores-poetas são convidados da sétima edição do projeto “Às vezes, aos domingos”

O escritor ainda é administrador do Museu Guido Viaro, que também era o nome do seu avô, artista ítalo-brasileiro (1897-1971,) e já se enveredou na área audiovisual, produzindo quatro filmes, mas foi na escrita que encontrou sua maior aspiração nas artes. “Desde muito pequeno desejava me expressar de maneira artística, o cinema é uma arte coletiva e tinha dificuldades em administrar equipes. A literatura foi uma paixão que me tomou e que pretendo continuar enquanto viver”, revela.

Premiação

O Prêmio Biblioteca Digital selecionou 12 obras inéditas, entre Romances, Contos, Poesias e Infantis, todas para publicação em formato e-book. Segundo Guido Viaro, essa pode ser uma maneira de ajudar a conquistar mais leitores.
“Há toda uma geração que não tem mais o contato físico com o livro de papel, mas que tem vontade de ler e descobrir novos mundos, a mudança de suporte pode facilitar a abertura para esses novos leitores”, comenta.
Todas as publicações premiadas serão disponibilizadas em uma coleção para download gratuito. Entre os premiados ainda estão mais dois paranaenses: Rodrigo de Jesus Quintiliano, com o romance a obra “Tapiribi — Margens Penadas” e na categoria Poesia, o maringaense Alexandre Gaioto, com o livro “Não Há Dezembro Neste Breu” – ambos ficaram com o segundo lugar.
O lançamento oficial das obras será no dia 9 de dezembro, às 17h30, em uma live na programação da Flibi – Festa Literária da Biblioteca Pública, que terá a participação dos autores vencedores dos primeiros lugares nas quatro categorias, incluindo Guido Viaro.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.