Quarentena em Curitiba: Saiba o que funciona e o que fecha entre os espaços culturais e de lazer

Novo decreto estadual que instituiu medidas mais restritivas será seguido pela prefeitura de Curitiba

Camile Triska

Nesta sexta-feira (26/02), o Governo do Paraná institui novas medidas restritivas para conter o expressivo aumento de casos da covid-19 e lotação nos hospitais. O Decreto 6.983/2021, que passa a valer a partir da meia-noite deste sábado (27/02) até o dia 8 de março, podendo ser prorrogado ou não, suspendeu o funcionamento de atividades não essenciais (que podem operar somente por delivery, drive thru ou retirada no balcão), instituiu toque de recolher das 20h às 5h, entre outras restrições.

A prefeitura de Curitiba, que já havia instaurado o retorno da Bandeira Laranja, seguirá as recomendações do governo estadual. Com isso, todos shoppings permanecerão fechados ao público nesse período, o que também interrompe temporariamente as atrações culturais que estavam instaladas em diversos lugares, como a pista de patinação no Jockey Plaza, a exposição do Snoopy no Shopping Mueller, os parques de diversões no Shopping Estação e ParkShoppingBarigui – esse último também suspendeu os Festival Sabores PKB – e o Circo de Diversões no Shopping Cidade.
Os serviços essenciais que operam dentro de shoppings, como mercados, farmácias e laboratórios médicos, poderão abrir, mas é recomendado consultar os horários com cada local. Os estabelecimentos de alimentação estão permitidos a fazer delivery.

VEJA TAMBÉM: Curitiba ganhará um novo festival gastronômico

Todos os cinemas da cidade haviam fechado com o decreto municipal, mas o Cine Passeio tem uma programação virtual para o público. Os teatros Lala Schneider e EBANX Regina Vogue também já tinham suspendido atividades, assim como o Museu Municipal de Arte de Curitiba. O Museu Oscar Niemeyer e Palecete dos Leões que não seguiam o decreto municipal, agora serão fechados devido ao novo decreto estadual.

Os restaurantes também não poderão receber público, o atendimento deverá ser somente por delivery, drive thru ou retirada no balcão – mas, aos domingos, será proibido a retirada no local.

Parques

Os parques estaduais voltam a não receber visitantes durante a vigência do decreto estadual, mas os parques de Curitiba continuam abertos de segunda a sábado, apenas para prática individual de esportes, das 5h às 20h. Aos domingos, aqueles que têm portões serão fechados e os outros terão restrição no estacionamento – saiba mais AQUI.
As feiras livres de Curitiba continuam funcionando de segunda a sábado. Mas, as feiras de artesanato, que inclui a Feira do Largo da Ordem, foram totalmente suspensas – contudo, o site oficial continua no ar.
Mais informações sobre outras atividades podem ser conferidas no Decreto Estadual AQUI e no anúncio da Prefeitura de Curitiba AQUI. Em itens em que, eventualmente, houver divergência entre os decretos estadual e municipal, será aplicada a regra mais restritiva que conste em qualquer um dos dois documentos.
 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.