O projeto com aulas de musicalização é voltado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos
Das 45 vozes do MusicaR na Rua da Cidadania Cajuru, a maioria são de crianças. Mas, o projeto da Prefeitura de Curitiba também oferece aulas gratuitas de musicalização para os adolescentes de até 17 anos. São ofertados cursos de ensino de coro infantojuvenil, flauta doce, percussão corporal e grupo instrumental.
A professora do coral MusicaR da Rua da Cidadania Cajuru, Marisleuza de Souza Egg, explica que são respeitadas as características vocais e interesses de cada faixa etária. “Os adolescentes têm a questão da mudança da voz na puberdade e gostam muito de se sentir desafiados. Por isso, costumamos propor jogos musicais a eles”, conta.
Ela afirma que o projeto é uma possibilidade para os jovens ampliarem seu repertório cultural. “Incentivamos que tragam músicas e ritmos que gostem e, a partir disso, apresentamos outras possibilidades, para que eles criem com a voz e instrumentos”, revela.
Entre os alunos adolescentes do projeto está Maria Alice Santiago de Morais, de 16 anos, que ingressou no grupo há três meses para realizar uma atividade complementar às aulas de jazz, que também acontecem na Rua da Cidadania. “Gostei muito porque o aprendizado é sério. Tem toda a preparação vocal e já aprendi músicas em uns cinco idiomas diferentes. É como uma viagem cultural”, conta.
Há dois anos no projeto, outro aluno é Gabriel Pietro Felski Borges, de 14 anos, que diz gostar das amizades que faz durante as aulas. Entre as experiências que já teve com o MusicaR, cantou no palco do Teatro Guaíra ao lado de Toquinho, mas, mesmo com esse currículo, considera a experiência musical um hobby. “É algo que gosto muito. Vou ficar aqui enquanto puder”, observa o adolescente, que já aprendeu a tocar flauta doce.
As aulas do projeto MusicaR na Rua das Cidadania Cajuru acontecem às terças e sextas feiras, das 9h às 11h30 ou das 14h às 16h30. As inscrições devem ser feitas no local. O endereço é Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2.150 – Cajuru.