Tiomkin foi um dos pioneiros do audiovisual paranaense e faleceu na semana passada
Camile Triska, com assessoria de imprensa
Na programação on-line desta semana do Cine Passeio, válida até 3 de fevereiro, o grande destaque entre as exibições gratuitas, apresentadas na sala virtual Cine Vitória, é a coletânea “A Desilusão em VHS – O Cinema Experimental de Tiomkim” com três curtas-metragens realizados por esse cineasta gaúcho radicado em Curitiba que faleceu no último dia 17 de janeiro.
A mostra apresentará “Cinemascorpos”, de 1989, “Imagens em Fuga”, de 1990 e “Cenas de Um Sonho Selvagem”, de 1991. Os filmes foram restaurados por Matheus de La Palm à partir das matrizes originais em VHS. “ Numa época em que produzir em película tinha um alto custo, com o vídeo era possível criar alguns trabalhos experimentais, apesar da qualidade inferior de imagem. Meu maior prazer era sair nas ruas de Curitiba e convencer os amigos a posarem para a câmera VHS”, teria afirmado Tiomkim segundo texto publicado pelos curadores do Cine Passeio, Marden Machado e Marcos Jorge.
O produtor audiovisual Osval Dias de Siqueira Filho, conhecido como Tiomkim, mudou-se para Curitiba na década de 80, tornando-se um dos pioneiros do audiovisual paranaense na área de videoarte. Jornalista, videomaker, produtor de cinema, vídeo e fotografia, ele produziu inúmeros curtas experimentais, atuou por 24 anos no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e há 25 anos apresentava o programa “Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema” todos os domingos na Rádio Educativa.
Entre os premiações que ganhou estão o grande prêmio do Salão Curitiba Arte V, em 1989, e o OCIC (Organização Católica Internacional) do Festival do Maranhão, esse em parceria com Estevan Silveira pelo filme “Rainha de Papel”, sobre a artista Efigênia Rolim.
VEJA TAMBÉM: Cultura pelo Brasil: Festival on-line de filmes japoneses estreia em fevereiro
A programação gratuita ainda traz o premiado documentário brasileiro “Corumbiara”, de de Vincent Carelli, lançado em 2009. O filme mostra a busca por evidências e sobreviventes de um massacre de índios na gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, que ocorreu em 1985 e foi denunciado pelo indigenista Marcelo Santos, na época desacreditado.
Outros dois filmes franceses também são apresentados de graça: a comédia “Énorme”, de Sophie Letourneur, e o drama “Heróis Nunca Morrem”, de Aude Léa Rapin. Continuando a parceria do Cine Passeio com o Consulado Argentino e o portal Cine AR Play, nesta semana são indicados o suspense “Mujer Conejo”, de Verônica Chen, e o documentário “La Superball”, de Augustin Sinbaldi – esses dois últimos sem legendas em português.
Lançamentos cinematográficos
Entre as estreias do cinema mundial, que têm cobrança de ingressos e são exibidas na sala virtual Cine Plaza, chega a ficção científica sérvia “Inteligência Artificial – Ascensão das Máquinas”, de Lazar Bodroza, que discute os limites e as diferenças entre as máquinas e os seres humanos. O filme já foi premiado em diversos festivais europeus.
A sala virtual Cine Plaza ainda apresenta o inglês “Medo de Amar”, de Guy Davies, mistura de drama, romance e comédia, o thriller “Contágio em Alto Mar,” de Neasa Hardiman, os filmes lituanos “O Castelo dos Sonhos”, de Lina Luzyte, e “O Advogado – Uma História
de Amor e Justiça”, de Romas Zabarauskas, além do suspense holandês “Segredos Nas Montanhas”, de Urszula Antoniak.
Todos os filmes estão disponíveis no site www.cinepasseio.org. As sessões presenciais no Cine Passeio continuam suspensas até o fechamento dessa matéria.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.