Programação do Cine Passeio comemora o Dia Nacional do Cinema Brasileiro

Seleção de filmes nacionais tem curta-metragem curitibano, longa-metragem elogiado pela crítica e dois documentários que transitam entre realidade e ficção

Camile Triska, com assessoria de imprensa
Neste próximo sábado (19/06), é o Dia Nacional do Cinema Brasileiro. Para celebrar a data, a programação gratuita desta semana no Cine Passeio virtual traz quatro produções nacionais. Todos estão disponíveis no site www.cinepasseio.org até o dia 23 de junho.
O curta-metragem curitibano “E Se Sua Vida Fosse Um Jogo?”, dirigido por Vanessa Vieira, é um dos filmes exibidos. Resultado de uma oficina de formação na Vila Joanita, esse documentário traz jovens apresentando sua realidade e individualidade a partir de relatos e do olhar mediado por uma câmera analógica.
Outra produção apresentada é “Arábia”, dos mineiros João Dumans e Affonso Uchoa. Ganhador de diversos prêmios e elogiado pela crítica, o longa-metragem discute as relações de trabalho, sobre o que é ser trabalhador pela história de um jovem encontra por acaso o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente. Por meio das memórias escritas, ele embarca em uma jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados.
Já o docudrama “Ela Volta Na Quinta”, de André Novais, apresenta o cotidiano de um casal que vive junto há 35 anos e está em uma crise de relacionamento. Embora seja um filme de ficção, os personagens são reais e o elenco conta com pessoas da própria família do diretor.

VEJA TAMBÉM: Lilith, a primeira livraria feminista do Brasil em uma cidade conservadora

Inclusive, a família do diretor também é o ponto central do drama “Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu”, de Bruno Risas, que encerra a seleção de filmes brasileiros. Transitando entre a ficção e a realidade, a história é inspirada em um momento de problemas e desesperança pelo qual todos passaram, mas a mãe é abduzida por objeto no céu.
A programação gratuita ainda tem dois filmes pela parceria do Cine Passeio com o Consulado Argentino e o portal Cine AR: a comédia “Victimas de Tangalanga”, de Diego Recalde, e o drama de ação “La Ilusión de Noemi”, de Claudio Remedi – ambos sem legendas em português.

Filmes com cobrança de ingressos

O site ainda exibe lançamentos do cinema mundial, mas esses com cobrança de ingressos. Nesta semana, tem a estreia do drama húngaro “Uma Relação Delicada”, de Linda Dombrovszky e permanecem em cartaz “No fundo do poço”, de Joey Klein, “Preparativos para ficarmos juntos por tempo indefinido”, de Lili Horvát, o drama inglês “Homens Não Choram”, de Steve Crowhurst, além do longa australiano “Harmonia Silenciosa”, de Ian Watson, e do drama “Os Esquecidos”, de Daria Onyshchenko,
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.