Evento tem inscrições gratuitas e contará com legenda simultânea
Nesta terça-feira (29/06), a Bienal de Curitiba irá promover mais um evento virtual e totalmente gratuito por meio da programação da Bienal On-line: um studio visit com a artista argentina Inés Raiteri. O público poderá ter uma experiência descontraída com a artista, que falará sobre sua trajetória na arte contemporânea e apresentará seu ateliê de trabalho e obras em processo de produção, explicando, inclusive, seu processo de criação artística.
A visita virtual será realizada através da plataforma Google Meet em espanhol, com legenda simultânea para o português. Os participantes poderão interagir e fazer perguntas ao longo do encontro, com suporte de tradução da equipe da Bienal, se necessário. As vagas são gratuitas, porém limitadas, e as inscrições podem ser feitas NESTE FORMULÁRIO.
A artista conecta as relações do corpo e espaço com a paisagem urbana em suas obras, onde, para ela, há texto, traço, cor e padrões lineares. Ela cria, principalmente, grandes tramas têxteis ou pinturas com paletas de cores fortes e combinadas. Aprendeu a bordar com suas avós, uma tradição que passou de geração em geração, e faz desde criança, mesclando e inventando pontos.
VEJA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer lança oficinas artísticas virtuais ao vivo; a primeira será sobre mandalas
As obras de Inés Raiteri fazem parte de coleções nacionais e internacionais. Entre suas mostras individuais, destacam-se as intervenções nas salas do Centro Cultural Recoleta (2019).
Ela já participou do Programa de Oficinas do Centro Cultural de Artes Visuais Rojas, foi bolsista de Aperfeiçoamento de Tocha Selecionada em Artes Visuais (1999 – 2002) e consultora pedagógica em diferentes instituições culturais como CCK, MAMBA, Fundación Vergel e Projeto Escola “Liliana Maresca” em Villa Fiorito.
A Bienal On-line, uma ação de extensão da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, tem como objetivo levar ao maior número possível de pessoas conteúdos de qualidade sobre artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, expandindo o formato presencial do evento diretamente para os celulares, computadores e casas da população.
A cada mês, até dezembro de 2021, um tema diferente guiará as ações. No mês de junho, a programação tem foco na produção de artistas estrangeiros e destacados no cenário internacional da arte contemporânea. A maior parte dos eventos ocorrem no Instagram @bienaldecuritiba.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.