Programa Sistema Nacional de Orquestras Sociais inicia capacitação musical on-line 

Ações on-line do programa Sistema Nacional de Orquestras Sociais terão cursos, oficinas e publicações para projetos orquestrais de todo o Brasil

Sistema Nacional de Orquestras Sociais
Orquestra de Sopros da UFRJ, regida pelo Maestro Marcelo Jardim. Foto: Ana Liao

O Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, inicia nesta quarta (15/07), um programa com ações on-line, como cursos, oficinas e publicações, disponibilizadas de modo virtual, todas gratuitas. Quando possível, as atividades se estenderão de maneira presencial em todas as regiões do país.
O lançamento será com uma live, às 18h, no canal do YouTube Arte de Toda Gente, que terá a diretora pedagógica do projeto Brasil de Tuhu e líder artística do Quarteto Radamés Gnattali, Carla Rincón; o compositor e professor de composição da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Wellington Gomes; o diretor-executivo do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli; e o diretor do Centro da Música da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Bernardo Guerra. A mediação será de André Cardoso, coordenador do Sinos e professor de regência da Escola de Música da UFRJ.

VEJA TAMBÉM: Fachada do Teatro Guaíra tem projeções de espetáculos de balé e orquestra

O Sinos é uma rede composta por dezenas de profissionais de música. O objetivo das ações é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. A iniciativa integra o Programa Funarte de Toda Gente.
“O propósito inicial do Sinos é estimular quem já está colocando a mão na massa. Em lugar de criar um programa que iniciasse tudo do zero, a escolha da Fundação e da Universidade foi valorizar essas pessoas que já atuam, mas são carentes de apoio e de sustentação, e reforçar e chancelar o que elas já estão fazendo em suas áreas” afirma o maestro Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador dos projetos da universidade em parceria com a Funarte.
Confira todas as ações que serão realizadas:

  • Pedagogia para cordas

O Curso de Capacitação Pedagógica para o Ensino dos Instrumentos de Cordas, direcionado para professores e monitores de projetos sociais de todo o país, estará disponível no site. É composto por 16 módulos de vídeo-oficinas, produzidas por uma equipe de 16 professores. Eles abordarão temas como postura, afinação e musicalidade, aplicadas à prática de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

  • Projeto Espiral – capacitação instrumental de jovens músicos

O projeto reunirá cursos de capacitação para alunos de orquestras e bandas de projetos sociais de todo o Brasil. Ao todo, 40 professores ministrarão 22 cursos livres, compostos, cada um, por 20 vídeos, com duração de oito a dez minutos, destinados a diversos instrumentos dos grupos de cordas, metais, madeiras e percussão. Estão incluídos, ainda, temas como música de câmara, teoria musical, história da música e reparo e manutenção de instrumentos de sopro e de cordas.

  • Projeto Orquestra

O Projeto Orquestra prevê atividades presenciais em 2021. Estão planejadas oficinas de capacitação intensiva de uma semana para jovens instrumentistas, que participarão de uma rotina diária, com ensaios gerais e de naipe, além de palestras e masterclasses com alguns dos músicos profissionais mais conhecidos do Brasil. A ideia é formar uma “sinfônica laboratório” e preparar dois concertos. Em cada edição haverá um regente e um solista convidados. Estão previstas ações nas capitais dos estados do Pará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia, além de Brasília.

  • Sinos e Orquestra

Essa será uma grande celebração da da música sinfônica brasileira, reunindo jovens músicos de orquestras de projetos sociais de todo o Brasil com instrumentistas profissionais. As apresentações, com participações isoladas de cada músico, terão execuções de peças orquestrais de compositores brasileiros, em formações de orquestras sinfônicas, de cordas e de sopros, que serão registradas em vídeos.

  • Academia de Regência

A iniciativa é dirigida a jovens regentes das orquestras de projetos sociais, que, em sua maioria, têm dificuldade de acesso a conteúdo didático.  A ação começa com vídeo-oficinas sobre temas introdutórios da regência, a partir de obras inéditas, encomendadas a compositores de todo o país. Ao todo, serão 24 vídeos, de seis professores diferentes e 30 compositores envolvidos com o projeto.

  • Academia de Ópera

Essa é uma ação pedagógica que reúne, em vídeo-oficinas, regentes, cantores, diretores e demais profissionais da ópera. O objetivo é colaborar para a implementação de núcleos desse gênero musical nos projetos sociais que já tenham uma orquestra consolidada e com potencial de ampliação de suas atividades musicais.

  • Orquestra/Instituição Parceira

O objetivo dessa iniciativa é compartilhar procedimentos pedagógicos com orquestras jovens, projetos sociais e instituições educativas e culturais, governamentais ou do terceiro setor. Serão disponibilizadas vídeo-oficinas de capacitação para demandas específicas e material didático on-line. O objetivo é que esses conjuntos possam avançar, tanto tecnicamente quanto sustentavelmente – com apoio na capacitação para produzir espetáculos, por exemplo.

  • Festivais de música

Apoio a festivais que sejam reconhecidamente relevantes. Está prevista a contratação de professores para oficinas e masterclasses para alunos de instrumentos e de regência em 2021.

Lives e material pedagógico

Como suporte a essas ações, o Sinos conta com duas ferramentas importantes: a primeira são as lives na internet, em que, em formato interativo, professores, músicos e profissionais da área interagirão com alunos das mais diferentes regiões do país, em tempo real, tratando de temas relacionados às oficinas e à profissão, incluindo entrevistas e mesas-redondas. A segunda será a publicação de cadernos pedagógicos, apostilas e partituras e um periódico destinado ao universo das orquestras do Brasil. O objetivo é oferecer apoio pedagógico, teórico e prático ao trabalho de organizações sociais, instituições de ensino e orquestras do Brasil.
Mais informações no site www.sinos.art.br  e no Instagram do Sinos.
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!