Premiada comédia dramática búlgara estreia nas telas virtuais do Cine Passeio

Filmes europeu e brasileiro e documentários fazem parte da programação gratuita no site do Cine Passeio

Camile Triska, com assessoria de imprensa
Um homem apavorado afirma que uma mulher que havia acabado de ser enterrada estava telefonando para ele. Embora até pareça mentira, essa história realmente aconteceu e foi a inspiração para a premiada comédia dramática búlgara “O Pai”, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, que estreia na programação gratuita do Cine Passeio virtual desta semana. No filme, essa situação inusitada serve como pano de fundo para um filho e um pai mudarem o seu difícil relacionamento, abordando temas como afetos, perdas e velhice.
Da Europa para o Brasil, as telas virtuais do cinema ainda trazem mais três opções gratuitas: o também premiado “Família Dionti”, de Alan Minas, que aborda o primeiro amor mesclando realidade e o fantástico, além dos documentários “Visionários da Quebrada”, de Ana Carolina Martins, com histórias de pessoas que ajudam a mudar a realidade de suas comunidades, e “Casa”, de Letícia Simões, em cartaz pela segunda semana, que mostra uma história de afetos entre mãe e filha que questiona o que é feminino, o que é a solidão, a família e a casa.
Outros dois filmes argentinos ainda integram a programação gratuita, pela parceria do Cine Passeio com o Consulado Argentino e o portal Cine AR. São exibidos o thriller “Corralón”, de Eduardo Pinto, e o documentário “Beatriz Portinari: Um Documental Sobre Aurora Venturini”, de Fernando Krapp e Agustina Massa – esses sem legendas em português.

VEJA TAMBÉM: Bate-papo Virtual CineSesc: O que é Desalma?

Já entre as opções pagas, que reúnem as últimas produções do cinema mundial, tem o lançamento do festejado drama ucraniano “Os Esquecidos”, dirigido pela cineasta Daria Onyshchenko, vencedor dos prêmios de melhor longa-metragem e melhor ator no Avanca Festival Film de 2020. Continuam em cartaz o drama de guerra iraquiano “Haifa Street: Corações em Guerra”, de Mohanad Hayal, o romance de ficção científica canadense “Clara, de Akash Sherman”, o thriller americano “Lucky: Uma Mulher de Sorte”, de Natasha Kermani, além do suspense belga “Doce Obsessão”, Bernard Declercq, e do drama alemão “Uma Mulher Inesquecível”, de Eliza Petkova.
Todos os filmes podem ser assistidos no site www.cinepasseio.org até o dia 19 de maio. O cinema continua fechado por tempo indeterminado devido ao decreto municipal com restrições para evitar a disseminação da covid-19.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.