As contações de histórias japonesas acontecerão nos sábados do mês de dezembro
Quem gosta de ouvir histórias para viajar pela cultura de outros países não pode perder a programação especial de Contação de Histórias Japonesas, na Biblioteca Hideo Handa, na Praça do Japão. São lendas, contos, mitos e causos orientais que serão narrados nas manhãs de sábado nos dias 8,15 e 22 de dezembro, sempre às 11h. A entrada é gratuita.
As histórias serão contadas pelas agentes de leitura, da Secretaria Municipal da Educação, trajadas com vestimentas japonesas, que irão ajudar a dar o clima especial para o momento. Localizada no centro da praça que segue as linhas tradicionais dos jardins japoneses, em frente ao lago e entre as cerejeiras que vieram do Japão para compor o espaço, a Hideo Handa é uma das bibliotecas temáticas que integra a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares e Faróis do Saber de Curitiba.
O evento visa a divulgar e valorizar a cultura japonesa e apresentar ao público a riqueza do acervo da biblioteca. “Queremos aproximar os visitantes e frequentadores da praça dos livros. Contar histórias incentiva o gosto pela leitura e instiga as crianças a procurarem novos livros”, diz a agente de leitura Rute Ferreira Pulsides.
No sábado (8), quem for à praça, ouvirá sobre Momotaro, a lenda do menino pêssego, uma das mais tradicionais do folclore japonês. A narrativa, promete Rute, envolverá adultos e crianças, a partir da história de um herói popular do Japão, bastante retratado em livros, filmes e peças teatrais.
No acervo da Hideo Handa, as pessoas encontram mais de 2 mil publicações entre livros e mangás. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados, com a programação especial de histórias japonesas. A Praça do Japão está localizada na Avenida Sete de Setembro, s/nº, no Batel.