Portão Cultural recebe espetáculo que integra o público surdo com o ouvinte

/, Eventos Culturais, Teatro e Circo/Portão Cultural recebe espetáculo que integra o público surdo com o ouvinte

“Enquanto a Chuva Cai” tem temporada gratuita no Portão Cultural e uma proposta inovadora: a experiência de integração do público surdo e ouvinte

Foto: Leonardo Lima

Entre 15 e 30 de setembro, sempre aos sábados e domingos, às 17h, o espetáculo “Enquanto a Chuva Cai” será apresentado com entrada gratuita no Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural. A peça acompanha o encontro e a aproximação de duas crianças órfãs dentro de uma casa em ruínas durante a guerra. A menina se comunica utilizando a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e o menino, a Língua Portuguesa. Mas, em delicados jogos de cena, com brincadeiras simples e ternas, a aparente barreira linguística entre os dois é resolvida e a comunicação entre os personagens acontece.

A maioria dos espetáculos de teatro separa a experiência da plateia surda e ouvinte, promovendo a acessibilidade com tradução simultânea para as Libras. Mas, a proposta de “Enquanto a Chuva Cai” é integrar o público surdo e ouvinte ao mesmo tempo. “O que propomos é algo diferente: trata-se do bilinguismo e o biculturalismo. Aqui, o palco torna-se um campo onde a Libras e o Português são utilizadas com um mesmo nível de importância, respeitando a estrutura e as especificidades de cada uma das línguas”, completa a atriz e criadora da peça, Helena de Jorge Portela.

A peça é encenada por Helena de Jorge Portela e Igor Augustho, com a direção de Nautilio Portela e Claudete Pereira Jorge. A equipe ainda conta com a participação especial da atriz surda Gabriela Grigolom, que substituirá Helena de Jorge Portela em algumas apresentações.

SERVIÇO: Enquanto a chuva cai
Data: 15 a 30 de setembro (sábados e domingos)
Horário: 17h
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural – Avenida República Argentina, 3432
Entrada gratuita com retirada de ingressos no local uma hora antes do espetáculo
Classificação livre

2018-09-17T09:38:34+00:00 17 setembro - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta