Portão Cultural é palco de espetáculo de alunos de teatro da Fundação Cultural de Curitiba

Os alunos apresentarão uma adaptação da peça O Noviço

Foto: Cido Marques

Neste domingo, dia 1º de dezembro, o Teatro Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural, recebe uma adaptação da peça O Noviço, que será encenada pelos alunos do programa de iniciação teatral Atuarte, da Fundação Cultural de Curitiba. A apresentação acontece às 18h. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

A escolha, adaptação e encenação do texto faz parte do programa de formação do Atuarte, que dura um ano e proporciona experiências relacionadas à sensibilização, atuação, improvisação, expressão corporal, dramaturgia e caracterização teatral. O curso também oferece atividades de mediação cultural e formação de espectadores.

“Todo o processo tem a assinatura dos alunos, que optaram por encenar um autor de domínio público”, explica a professora Stael Fraga, referindo-se ao comediógrafo brasileiro Martins Pena. Autor da peça, Pena é considerado o fundador da comédia de costumes no Brasil.

O Noviço
A comédia retrata os impasses de um noviço que não quer ser padre e a vida de uma viúva rica que se casa com um homem interesseiro. Com linguagem irônica e bem-humorada, a peça é uma crítica à interferência dos pais na vida dos filhos, à submissão e ao moralismo – temas ainda atuais.

O espetáculo tem 1h30 de duração e mobiliza os 14 alunos da denominada CIA KBMaizum. São eles Daniele Senn, Evellin da Cruz, Fernanda Chalus, Guilherme Matilha, Kerlly Mary, KrishnaTcharan, Letícia Militz, Mahara Ferreira, Malu Vieira, Rafaella Beatriz, Renato Dombrowski, Silmara Santos, Tatiana Lima e Victória Lara. A direção é de Stael Fraga e Guilherme Matilha.

O Auditório Antônio Carlos Kraide fica dentro do Portão Cultural, localizado na Avenida República Argentina, 3.432 – ao lado do Terminal do Portão.

SERVIÇO: O Noviço 
Data: 1º de dezembro
Horário: 18h
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural | Avenida República Argentina, 3.432 – ao lado do Terminal do Portão
Entrada franca