Petrobras Cultural prorroga inscrições para feiras e ações literárias voltadas ao público infantil

Serão investidos R$ 2 milhões em ações literárias voltadas para o público infantil de até 6 anos de idade

As inscrições para projetos de feiras e ações literárias do Petrobras Cultural para Crianças foram prorrogadas até 12 de fevereiro. Com um investimento total de R$ 2 milhões, a seleção é destinada a iniciativas com ênfase na primeira infância – crianças de até 6 anos de idade.
Podem ser inscritas feiras literárias, bienais de livros, festas literárias, eventos de quadrinhos e outros formatos que possibilitem reunião de editores e livreiros para exposição de livros. Os projetos também devem proporcionar a presença de autores, mesas de autógrafos, espaços para mesas de debate, de discussão e fóruns de temas ligados à área do livro e programação para o público em geral, com atividades voltadas à mediação e incentivo à leitura.
Os eventos poderão ser realizados em qualquer cidade do Brasil ou digitalmente. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no site no www.petrobras.com.br/cultura. Os projetos passarão por um processo especial de avaliação feito por especialistas na temática.
“A intenção é que os projetos possam despertar a curiosidade do público infantil para o mundo dos livros e, assim, transmitir conhecimento tão importante nesta etapa do desenvolvimento”, salienta o diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Furian Ardenghy.

VEJA TAMBÉM: Empresas de Curitiba podem destinar impostos para projetos culturais

A Petrobras lançou em 2019 a Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância, com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Diversas pesquisas reforçam que nesta fase se desenvolvem as habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida. Além disso, o cérebro da criança tem um enorme poder de absorção, sendo território fértil e aberto para as práticas artísticas, educativas e culturais.
“Investir na Primeira Infância é possibilitar a evolução de competências essenciais para uma criança, tendo em vista que nessa fase são vividas experiências e descobertas que são levadas para o resto da vida e podem transformar realidades”, aponta Ardenghy.
Feiras e Ações Literárias é a terceira chamada de projetos Petrobras Cultural para Crianças. Em 2020, foram realizadas as seleções de artes cênicas e de animação infantil. No segmento de artes cênicas, a Petrobras patrocinará projetos de dança e teatro selecionados que circularão por diversas cidades, com o início das atividades estimado para o primeiro semestre deste ano. Já através da chamada de animações infantis, a empresa apoiará 16 produções nacionais, que serão exibidas em plataformas digitais.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.