#PeloBrasil: Festival virtual com artistas e especialistas discute a saúde mental a partir da arte

Psicanalistas e artistas falarão sobre as conexões de obras artísticas e aspectos da mente humana

Entre os dias 19 e 22 de outubro, artistas, psicanalistas e filósofos irão debater a saúde mental a partir de suas relações com a arte na “Semana da Cultura PSI”, um festival gratuito e totalmente on-line. Todos os dias, em uma conversa será feita a conexão de uma obra (filme, série ou música) e os aspectos da mente humana.

As transmissões, todas gratuitas, serão sempre às 18h, no canal do YouTube do Relações Simplificadas, realizador do festival.

De acordo com a palhaça e designer de relações Nina Campos e o psicólogo e psicanalista Francisco Nogueira, sócios da consultoria Relações Simplificadas, a ”Semana da Cultura Psi” une arte e cultura ao conhecimento sobre a mente humana, para que se possa compartilhar informações sobre uma cultura que seja cada vez mais aberta ao cuidado com o mundo interno de cada indivíduo.

VEJA TAMBÉM: Projeto brasileiro promove acessibilidade da música a crianças com deficiência auditiva

“A arte é, em si, uma ponte que facilita a reflexão e o contato com nosso lado humano. É, portanto, capaz de proporcionar um ponto de inflexão entre os conhecimentos científicos acerca do nosso psiquismo e os saberes que povoam a nossa cultura. A Semana da Cultura Psi” apresenta, neste evento gratuito, uma visão de mundo baseada na ideia de que se nós estivermos mais abertos ao debate sobre a nossa saúde mental, nossa sociedade será mais capaz de produzir uma vida com maior bem estar psíquico e emocional para todos”, afirma Nogueira.

O primeiro bate-papo nesta segunda (19/10), será entre o diretor, produtor e co-fundador da O2 Filmes, Fernando Meirelles, e o psicanalista Joel Birman, que irão abordar o filme “Dois Papas” e os desdobramentos da culpa.

A programação nos outros dias do festival ainda terá a participação do ator Rodrigo Santoro, a atriz Denise Fraga, o músico Gilberto Gil, as psicanalistas Maria Homem e Vera Iaconelli e o filósofo Vladmir Safatle. Mais informações no site www.festivaldaculturapsi.com.br.

Programação da Semana da Cultura PSI
Transmissões no canal do YouTube do Relações Simplificadas

19 de outubro
Horário: 18h
Tema: Dois Papas e os desdobramentos da culpa
Convidados: Fernando Meirelles e Joel Birman

20 de outubro
Horário: 18h
Tema: Heleno: a loucura para além do preconceito
Convidados: Rodrigo Santoro e Vladimir Safatle

21 de outubro
Horário: 18h
Tema: Horas em casa: saúde mental na pandemia
Convidadas: Denise Fraga e Maria Homem

22 de outubro
Horário: 18h
Tema: Andar com fé: a construção de uma cultura
Convidadas: Gilberto Gil e Vera Iaconelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Exposição de Yutaka Toyota volta a cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Mostra traz 86 obras do artista, um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa A premiada exposição...
- Advertisement -

Veja Também

close-link
1vbOJm4gRLHIeVVCT3VKjoSf3gUTH4wpm3RqkByOFLr5dpTNpnfG0zRzWqFtH2zDleb85kuSfcU8zHc5lgdOnw==