Pausa Dramática: Lista de filmes brasileiros, indicados ao Globo de Ouro e mais dicas culturais

Lista dos indicados ao Globo de Ouro, produções brasileiras disponíveis para assistir, novos filmes, séries e outras dicas culturais

Flávio Jayme

DICAS DE FILMES E SÉRIES

Fevereiro começou oficialmente e, com ele, diversas novidades nos streamings. Como este ano não teremos carnaval ou Festivais de Verão, a Globoplay decidiu colocar novas novelas e séries para o público.
Se no ano passado as atrações eram as transmissões dos desfiles de escolas de samba e os shows musicais, este ano a grande novidade do serviço é a volta da novela Porto dos Milagres.
A novela tem como base uma trama política que coloca frente a frente o pescador Guma (Marcos Palmeira), um representante do povo, ao poder exercido pelo inescrupuloso Félix (Antonio Fagundes) e sua ambiciosa mulher, Adma (Cassia Kis). A história se passa na fictícia cidade de Porto dos Milagres, localizada na região do Recôncavo Baiano e formada por duas classes sociais: a burguesia porto-milagrense com suas famílias tradicionais, instaladas na parte alta da cidade, e os moradores do cais do porto, habitantes da parte baixa.

Está disponível desde dia 1º no Globoplay

[arve url=”https://youtu.be/DbC61LTrhqg” sticky_pos=”top-left” loop=”no” muted=”no” /]
Baseado na história real dos produtores de TV Mara Brock Akil e Salim Akil, “Love Is” (“Amar É”) estreia hoje no Globoplay. A produção teve uma única temporada exibida no canal OWN nos EUA e mostra a trajetória de um casal vivendo no complexo mundo de Hollywood, até se tornarem poderosos na indústria do entretenimento.

“Love is” é nova opção de série no Globoplay. Foto: Reprodução

No Disney+ a grande novidade da semana é a série Os Eleitos, que estreia hoje.
Baseada no romance de sucesso de Tom Wolfe, a série conta os primórdios das missões espaciais nos EUA e os primeiros astronautas americanos.

Os Eleitos está disponível na Google Play

A produção já rendeu um filme em 1983, estrelado por Ed Harris e Dennis Quaid que venceu quatro Oscars e concorreu, inclusive, a melhor filme. 

Assista ao trailer

[arve url=”https://youtu.be/8Ypsxkij_9c” sticky_pos=”top-left” loop=”no” muted=”no” /]
Depois das grandes revelações da semana passada, a Disney divulgou novo trailer e pôster de WandaVision. A série que, até então, vinha homenageando as sitcoms clássicas da TV americana como A Feiticeira e I Love Lucy, sofreu uma super reviravolta no quarto episódio, deixando os espectadores de boca aberta.
Hoje a série chega na metade com muitas perguntas e prometendo ainda mais revelações surpreendentes. Se você já assistiu aos episódios 1 a 4, veja o novo trailer abaixo. Se não, corre pro Disney+ e assiste!
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=fpSvKp_yIIw&ab_channel=DisneyPlusBrasil” sticky_pos=”top-left” loop=”no” muted=”no” /]
A Netflix chega em fevereiro com estreia grandiosa nas produções nacionais. Hoje estreia Cidade Invisível, produção nacional de suspense, mistério e fantasia.

Primeira produção em live action de Carlos Saldanha (diretor de A Era do Gelo, Rio e O Touro Ferdinando), a série é estrelada por Marco Pigossi (no ar na reprise de A Força do Querer e em sua terceira produção do streaming) e Alessandra Negrini e mistura uma história de detetive com personagens do folclore brasileiro

Assista ao trailer

[arve url=”https://youtu.be/GodwQKNXIYk” sticky_pos=”top-left” loop=”no” muted=”no” /]

Esta semana conhecemos os indicados ao Globo de Ouro de 2021

Quem dominou as indicações foi a Netflix, com 20 indicados nas categorias de cinema e 22 nas de TV.

• A série mais indicada foi “The Crown”, com seis indicações, seguida por “Schitt’s creek” (5), Ozark e The Undoing (ambas com 4), “The Great” e Ratched (ambas com 3);
• O filme com mais indicações é “Mank” (6), seguido por “Os 7 de Chicago” (5), “Meu pai” (4), “Nomadland” (4) e “Bela Vingança” (4). “Borat: fita de cinema seguinte” e “Uma noite em Miami…” tiveram três indicações.
Veja abaixo os principais indicados e AQUI a lista completa. Os vencedores serão divulgados dia 28 de fevereiro.
Melhor Filme – Drama
• “Meu Pai”
• “Mank”
• “Nomadland”
• “Bela vingança”
• “Os 7 de Chicago”
Melhor filme – Musical ou comédia
• “Borat: fita de cinema seguinte”
• “Hamilton”
• “Palm Springs”
• “Music”
• “A Festa de Formatura”
Melhor série – Drama
• “The Crown”
• “Lovecraft Country”
• “The Mandalorian”
• “Ozark”
• “Ratched”
Melhor série – Musical ou comédia
• “Emily In Paris”
• “The Flight Attendant”
• “The Great”
• “Schitts Creek “
• “Ted Lasso”
Melhor série limitada ou filme para TV
• “Normal People”
• “The Queen’s Gambit”
• “Small Axe”
• “The Undoing”
• “Unorthodox”
Esta semana publiquei uma lista diferente no site, com 20 filmes brasileiros que você encontra nos serviços de streaming e até mesmo de graça no YouTube.

“Malasartes e o Duelo com a Morte” é um dos ótimos filmes brasileiros que indico. Foto: Reprodução

São títulos conhecidos (ou nem tanto) estrelados por grandes nomes no nosso cinema e TV como Sonia Braga, Lilia Cabral, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Andréa Beltrão, Isis Valverde e muitos outros. Tem comédia, drama, fantasia e filmes de temática LGBT pra todos os públicos. Pra acessar a lista, é só clicar AQUI.
“Domésticas” é o meu filme brasileiro favorito de todos os tempos. Foto: Divulgação

Minhas indicações especiais ficam por conta dos longas Malasartes e o Duelo com a Morte, Saneamento Básico, Tapete Vermelho, Elvis & Madona (gratuito no Youtube) e, claro, Domésticas, que é meu filme brasileiro favorito de todos os tempos.

Você já parou pra pensar nos pontos positivos e negativos dos streamimgs?


Por exemplo: não dá pra negar a facilidade de, com alguns cliques, poder assistir àquele filme ou seriado que gosta. Mas, você já quis ver algum outro filme e descobriu que teria que assinar mais um serviço ou, pior ainda, que ele não estava disponível em nenhum?
Eu penso bastante nisso e por isso mesmo fiz um levantamento rápido dos prós e contras dos streamings. Para ler, é só acessar AQUI.

**DICA ESPECIAL**

Se você quiser assistir ao filme Palm Springs, um dos indicados ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme de comédia ou musical, ele está disponível “extra-oficialmente” na íntegra no YouTube em versão legendada. Para ver o filme completo, é só clicar AQUI.

Na história, Nyles é um rapaz aparentemente de bem com a vida que acorda todas as manhãs no mesmo dia, no melhor estilo Feitiço do Tempo. Quando uma estranha passa a acompanhar sua odisséia de repetição eles vão precisar resolver a situação da melhor forma que conseguirem

E, falando nisso, esta semana comemorou-se o Dia da Marmota. A data foi imortalizada no cinema justamente no filme Feitiço do Tempo e lá no site tem uma lista com cinco filmes que usam a mesma artimanha de repetição dele e de Palm Springs. Para ver a lista e onde assistir cada filme, é só clicar AQUI.

DICAS DE MÚSICA

Paulo Ricardo reciclou o tema do BBB e a faixa foi relançada esta semana, desta vez em parceria com o DJ Gui Boratto.

Foto: Divulgação

Lançada originalmente há 21 anos como tema do programa em versão do próprio Paulo Ricardo para a música Leef (composta especialmente para a primeira edição do BBB no mundo), Vida Real acompanha o programa desde sua primeira edição em 2002, quando o RPM ensaiava uma volta. Agora a música chega modernizada pelas mãos de Gui Boratto e está disponível nas plataformas digitais. Ouça AQUI.

Nesta quinta-feira (4), a cantora Marina (ex “And the Diamonds) disponibilizou, em todas as plataformas digitais, o remix da música “Man’s World”, em parceria com Pabllo Vittar.
Lançada pela Atlantic Records, a nova faixa apresenta uma pegada bem mais eletrônica, comparando com a canção original. O remix feito por Empress Of contou com produção de Jennifer Decilveo.

“Man’s World” foi lançada originalmente em novembro de 2020 e fará parte do próximo álbum de Marina, que ainda não tem previsão de estreia. O último disco de estúdio da cantora galesa foi “Love + Fear”, de 2019.

Ouça a faixa

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=Or7cjtAJHqY” sticky_pos=”top-left” loop=”no” muted=”no” /]
 

 
A coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática)
 
 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.