Pausa Dramática: Homenagem ao Paulinho, do Roupa Nova, estreias de filmes e mais dicas culturais

Dicas estreias de filmes neste final de ano, um adeus ao Paulinho, do Roupa Nova, séries para maratonar e outras dicas culturais

Por Flávio Jayme

DICAS DE FILMES E SÉRIES

E as listas de fim de ano continuam!
Esta semana publiquei lá no site duas super listas pra você curtir MUITO.
A primeira é com os 15 filmes mais bacanas de 2020 e olha, garanto que você vai se surpreender com o que vai ver.
Esqueça aquelas listas todas iguais que você vê por aí. Aqui tem filme pra curtir mesmo! Tem terror, suspense, comédia, ação, musical e até comédia romântica. Tem filme espanhol, mexicano, americano, francês, brasileiro e o filme mais inusitado do ano (que foi meu preferido). Pra conferir a lista completa e onde ver cada um, é só clicar AQUI.

Lista traz séries para maratonar no final do ano. Foto: Reprodução

Mas, 2020 também foi um ano que ficamos muito em casa, e por isso também vimos muita série. Com tantos serviços de streaming por aí e tanta coisa sendo feita, é fácil deixar boas produções passarem batido.
Por isso mesmo fiz ESTE LISTÃO com mais de 25 séries pra você maratonar do sofá na Netflix, Disney+, Amazon Prime, Globoplay e Apple TV. Pra ver a lista e onde cada série está disponível, é só clicar AQUI.
Hoje estreia a segunda temporada da série norueguesa Namorado de Natal na Netflix.
Se na primeira a protagonista corria para arrumar um namorado para levar para o jantar de família, desta vez sua missão será salvar o próprio jantar.
Série norueguesa mistura comédia, drama e romance. Foto: Reprodução

A produção é estrelada por Ida Elise Broch como Johanne e mistura comédia, drama e romance. Assista ao trailer da segunda temporada:
[arve url=”https://youtu.be/enXCO0WUPOg” loop=”no” muted=”no” /]
Hoje também chega à Netflix o esperadíssimo A Voz Suprema do Blues. O longa, que já é um dos cotados para o Oscar 2021, traz Viola Davis e Chadwick Boseman como uma cantora e um trompetista de blues impetuosos que batem de frente com seus empresários brancos. Baseado na peça do vencedor do prêmio Pulitzer August Wilson.
Assista ao trailer:
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=HkRE1vBs-lY&ab_channel=NetflixBrasil” loop=”no” muted=”no” /]
E depois de muito viajar pelos planetas de uma galáxia muito, muito distante, Mando e Baby Yoda chegam ao episódio final da segunda temporada de The Mandalorian.
Foto: Reprodução

Você pode aproveitar e maratonar as duas temporadas completas no Disney+ e se tiver alguma dúvida sobre o que está acontecendo, pode ler ESTE POST especial que eu fiz com 5 perguntas e respostas sobre a série.
Com algum atraso, chega finalmente no Brasil o curta Era Uma Vez um Boneco de Neve.
A animação, disponível no Disney+ a partir de hoje, conta a história da origem de Olaf, o amado personagem de Frozen, em uma montanha gelada de Arendelle.
Veja o trailer:
[arve url=”https://youtu.be/I7hbzTD1o8w” loop=”no” muted=”no” /]
E semana que vem, em pleno dia de Natal, estreia Soul, a nova animação original Disney-Pixar. A história, que traz o primeiro protagonista negro da Pixar, acompanha Joe, um professor de música que consegue uma oportunidade única e incrível na vida, mas por conta de um acidente, sua alma acaba indo parar no pré-vida enquanto na Terra ele está entre a vida e a morte.
Animação “Soul” está sendo considerada uma das melhores da Pixar. Foto: Reprodução

O longa já vem sendo elogiado muito pela crítica americana, que afirma que se trata de um dos melhores da Pixar, feito para rir e chorar, como os bons filmes do estúdio em geral são.
Veja o trailer:
[arve url=”https://youtu.be/0tUA3mLKqKU” loop=”no” muted=”no” /]

E também no dia de Natal chega à Netflix a série Bridgerton

Netflix lança nova série de Shonda Rimes. Foto: Reprodução

Adaptada da série de romances best seller internacional, a série produzida por Shonda Rhimes acompanha a história das oito irmãs Bridgerton na busca pelo amor na alta sociedade de Londres no começo do século XIX.
Pelo trailer parece que teremos uma mistura deliciosa de Downton Abbey com Pretty Little Liars. Confira:
[arve url=”https://youtu.be/xmKgpM9dD_c” loop=”no” muted=”no” /]
Outro cotado para o Oscar 2021 que chega este final de ano na Netflix é O Céu da Meia-Noite. Dirigido e estrelado por George Clooney, o longa acompanha a história de Augustine (Clooney) um cientista solitário no Ártico que tenta impedir que Sully (Felicity Jones) e sua equipe de astronautas retornem para a Terra após uma misteriosa catástrofe global.
Filme é uma adaptação de um premiado romance. Foto: Reprodução

Passado num futuro onde a Terra está devastada, O Céu da Meia-Noite é adaptado do aclamado romance “Good Morning, Midnight”, de Lily Brooks-Dalton. Dia 23, na Netflix.
Veja o trailer:
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=VEvnTm9GB1g&ab_channel=NetflixBrasil” loop=”no” muted=”no” /]
Um dos longas mais esperados do ano já está disponível em serviços de vídeo on demand.
Tenet, o mais recente filme do diretor Christopher Nolan (de O Cavaleiro das Trevas, O Grande Truque, Interestelar, A Origem e Dunkirk), conta a história de uma conspiração internacional que pode acabar com os rumos da humanidade. E somente um homem, que possui um grande segredo, poderá evitar a catástrofe.
“Tenet” tem história que vai e volta no tempo feita para dar um nó na cabeça. Foro: Divulgação

Encabeçado por John David-Washington, o elenco do filme ainda tem Robert Pattinson, Elizabeth Debicki e Kenneth Branagh em uma história que vai e volta no tempo feita para dar um nó na cabeça, bem como Christopher Nolan gosta. Leia a resenha de Tenet AQUI.
Veja o trailer:
[arve url=”https://youtu.be/ASTU3rFyOm4″ loop=”no” muted=”no” /]
Também disponível nos serviços de VOD a partir do dia 30/12, o longa Receita Secreta diverte e emociona ao contar a história de cinco mulheres que sofrem um golpe e acabam perdendo todas as suas economias de aposentadoria.
Juntas, elas decidem abrir uma doceria que serve sobremesas “especiais”, mas as coisas vão melar quando elas descobrem as intenções de um traficante de drogas local e a doença de uma delas.
Foto: Reprodução

Receita Secreta chega no NOW, Looke, Microsoft, Vivo Play, Google Play e Apple TV dia 30 de dezembro. Assista ao trailer:
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=ROX8GGzYjKo” loop=”no” muted=”no” /]
E com o fim do ano também chega ao fim o especial do Pausa Dramática de astros que completaram 60 anos em 2020 com o multitalentoso Kenneth Branagh.
Foto: Divulgação

O ator, diretor e roteirista já concorreu 5 vezes ao Oscar e veio da escola de Shakespeare para fazer de um tudo em Hollywood. Na frente das câmeras já foi Hamlet, um dos detetives mais famosos da literatura e o criador de Frankenstein. Na direção, já comandou épicos, conto de fadas e filme de super-herói. Confira o post especial do ator-diretor AQUI.
Para celebrar a última coluna de 2020, eu preparei uma lista super especial com 15 filmes de Natal pra você ver em casa em streaming.
Tem musicais, comédia romântica, animação e até filmes que a gente já viu e reviu mas não cansa nunca. Todos eles disponíveis em serviços como Netflix, Disney+ e Amazon Prime. Pra conferir a lista, é só clicar AQUI.

DICAS DE MÚSICA

Esta semana a família do cantor Chris Cornell lançou o álbum No One Sings Like You Anymore, gravado em 2016.
Cornell, que foi vocalista de bandas como Soundgarden e Audioslave, morreu em 2017 aos 52 anos e havia deixado o álbum pronto para o lançamento. No entanto, somente agora ele foi divulgado.
Trazendo 10 covers de músicas de sucesso, o disco conta com versões de Cornell (que além da voz tocou todos os instrumentos na gravação) para canções como Patience do Guns n’Roses e Nothing Compares 2 You de Prince (sucesso na voz de Sinéad O’Connor).
No One Sings Like You Anymore está disponível nas plataformas digitais e, segundo a viúva do cantor, mais músicas inéditas de Chris Cornell tanto em carreira solo quanto com o Soundgarden serão lançadas em breve. Ouça AQUI no Spotify.
Já faz algum tempo, mas é sempre bom relembrar. Em 2016 no especial de Natal de seu programa de TV, o ator e apresentador James Corden colocou Mariah Carey dentro do carro para cantar All I Want For Christmas is You.
Mas, em um vídeo ainda mais especial, colocou diversos outros astros da música pop para dividir os vocais com a diva: Chris Martin (Coldplay), Gwen Stefani, Elton John, Lady Gaga, Adele, Selena Gomez, Demi Lovato e Nick Jonas são alguns dos nomes que podemos ver no vídeo enquanto nós mesmos cantamos juntos. Olha só:
[arve url=”https://youtu.be/JKJExBXRorA” loop=”no” muted=”no” /]
E já que falamos na rainha do Natal, All I Want For Christmas is You voltou (novamente) ao topo das paradas e esta semana alcançou o primeiro lugar na parada de singles americana de 2020. É bom lembrar que a música é de 1994 e, graças a ela, Mariah Carey é a primeira artista a encabeçar a lista do ranking da Billboard em quatro décadas diferentes (a última vez tinha sido em dezembro de 2019, mas ela conseguiu de novo).
E este ano Mariah Carey presenteou o mundo com seu novo especial de Natal, disponível na Apple TV.

Foto: Divulgação

Em Mariah Carey’s Magical Christmas Special, o público embarcará no Polo Norte, que enfrenta uma crise, colocando a noite de Natal em risco. Como amiga do Papai Noel, Carey dará uma ajuda especial na missão.
Entre os convidados especiais estão Ariana Grande, Billy Eichner, Jennifer Hudson, Misty Copeland, Mykal-Michelle Harris e gêmeos de Carey, Moroccan e Monroe.
Assista ao vídeo de Oh, Santa! com participações especiais de Jennifer Hudson e Ariana Grande:
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=G2bx3FzgJ6o” loop=”no” muted=”no” /]
E com Natal em tempos de pandemia, os temas também mudaram. O britânico Robbie Williams lançou este mês Can’t Stop Chritmas, canção em que brinca com o distanciamento e o “virtual” pra avisar: ninguém pode parar o Natal!
Foto: Divulgação

A música conta com versos como “Papai Noel está no trenó, mas a dois metros de distância” e faz referência às reuniões via Facetime e Zoom e ao álcool em gel.
Can’t Stop Christmas pertence ao novo disco de Natal do cantor, The Christmas Present, que conta ainda com participações especiais de Rod Stewart, Bryan Adams e Jamie Cullum.
Confira:
[arve url=”https://youtu.be/BW4nXP9N7Fg” loop=”no” muted=”no” /]
Esta semana perdemos Paulinho. O integrante do grupo Roupa Nova, um dos mais amados do Brasil, estava internado por conta de um linfoma e morreu de complicações da covid.
Paulo César Santos fazia parte do Roupa Nova desde a sua formação original em 1980, sendo vocalista, percussionista e vocalista de alguns dos maiores hits do grupo como Linda Demais, Meu Universo é Você, Dona e Clarear.
Foto: Reprodução/YouTube

Deixando muitos fãs órfãos, Paulinho era a alma de muitas das canções do Roupa Nova, grupo que há 40 anos emociona muita gente, acompanhou e até mesmo pavimentou os gostos musicais de muitos de nós (inclusive deste que escreve este texto).
Num vídeo emocionado, o baixista do grupo, Kiko, sola o refrão de Meu Universo É Você, eternizada na voz de Paulinho, e não contém as lágrimas:
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=yefUJ8WsHZs” loop=”no” muted=”no” /]
Diversos outros artistas homenagearam o cantor nas redes sociais, como Sandy que, ao lado do marido Lucas Lima, cantou Volta Pra Mim (que também tinha vocal de Paulinho):
https://www.instagram.com/p/CIzQ6FelJAU/
É bom lembrar que com o irmão Junior, Sandy gravou A Lenda, composta por integrantes do Roupa Nova.
E hoje encerramos nossa coluna em 2020!
Foram muitas dicas bacanas né?
Então agora eu desejo a você um ótimo Natal e ano novo. Que 2021 seja incrível!
E lembre-se: este ano nossas comemorações precisam ser diferentes para que ano que vem possamos nos reunir novamente. Celebre sim, mas com cuidado e carinho para com quem você ama.
Até 2021!
 

A coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática) em forma de grupo no Whatsapp, onde jornalistas oferecem diariamente dicas de conteúdo cultural para quem está em casa na quarentena. 
Para participar do grupo é só clicar no link: bit.ly/CTBACULTURA

Deixe uma resposta

Publicações Recentes

Espetáculo gratuito Surdo, Logo Existo mostra o cotidiano das comunidades surdas no palco

Espetáculo gratuito Surdo, Logo Existo conta com um elenco formado por artistas surdos. As apresentações gratuitas acontecem no Miniauditório...

Veja Também

spot_imgspot_img

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.