Publicado em 25 de maio de 2020

Hoje é Dia do Orgulho Nerd/Geek? Mas, você sabe o por quê? Descubra na coluna especial do Pausa Dramática de hoje, que ainda tem dicas de filmes para comemorar a data

dia do orgulho nerd

Foto: Reprodução

Por Flávio Jayme

A coluna de hoje é especial em comemoração ao DIA DO ORGULHO NERD/GEEK.

Você sabe por que ele é comemorado hoje, dia 25 de maio?

Não entre em pânico. Você não tem obrigação nenhuma de saber por que diabos seu Facebook e seu Instagram estão infestados de comentários sobre toalhas. Muito menos entender qual é o motivo daquele menino nerd da firma ter colocado “42” como legenda da foto. Você vai entender isso rapidinho – a não ser que o mundo acabe antes que você chegue ao fim desse texto.

Tanto a toalha quanto o 42 são referências à série de ficção científica escrita por Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias. Na trama, Arthur Dent, um inglês sem nada de especial, tem sua casa demolida para dar lugar a uma construção. Culpa da burocracia. Para evitar isso, Dent precisaria ter ido, meses antes, à prefeitura pedir o cancelamento de uma obra nunca notificada. O lado bom é que ele não teve que dormir nenhum dia na rua. Logo depois, uma raça alienígena avisa que a Terra vai ser demolida, uma construção vai ser feita no lugar (e que se eles não quisessem isso, teriam que ter ido à um escritório, meses antes, em outra galáxia, pedindo para que a tal da obra fosse cancelada). E aí, em apenas algumas páginas de livro, o mundo acaba.

Só que Arthur é salvo: ele descobre que um de seus melhores amigos, Ford Prefect, na verdade é um alienígena que escrevia para o livro mais importante do universo: O Guia do Mochileiro das Galáxias (uma espécie de guia de viagens com dicas intergaláticas). Antes de sair do planeta, a única coisa que Arthur consegue pegar é (advinha só?) uma toalha – que, segundo Ford, é uma das mais complexas ferramentas já inventadas desde o Big Bang.

E foi com o falecimento do autor em 2011 eu a história do Dia da Toalha começou.

Os fãs sentiram que precisavam homenageá-lo de alguma forma, mas não conseguiam se organizar para prestar a tal ode ao criador da série. Ninguém conseguia chegar a um consenso sobre a data. Várias sugestões começaram a pipocar em fóruns, a maioria envolvendo o número 42 (na mitologia de Adams, alienígenas perguntam a um supercomputador qual é a reposta para a Vida, o Universo e Tudo mais. A máquina diz que a resposta, com certeza, é “42”, mas que ele não sabe qual é a pergunta). O que fazer, então? Transformar o 42º dia do ano em “Dia do Douglas”? Comemorar na 42ª sexta-feira do ano? Ficou decidido, então, que a homenagem seria feita quando se completassem 42 dias da morte de Adams, em 22 de junho.

A coisa toda, no entanto, desandou. Os fãs perceberam que estavam demorando demais para agir, e acabaram inventando o Dia da Toalha para homenageá-lo na data mais próxima. Não foi quando ele morreu, nem em nada que envolvesse o tal do 42. Foi uma data qualquer, quando se completaram duas semanas da morte do autor. A data você já sabe: 25 de maio.

O dia aparentemente escolhido sem muito critério acabou ganhando força por uma coincidência. Foi em 25 de maio que Star Wars foi exibido pela primeira vez nos cinemas, em 1977. Em 2006, quando Guerra nas Estrelas completou 29 anos, os fãs notaram que as datas batiam, e a comunidade geek acabou adotando o dia e o transformando não só em uma coisa para os fãs do Guia. Nascia ali o Dia do Orgulho Nerd.

Para comemorar a data, preparei no site uma lista com 10 sagas do cinema pra maratonar em casa. Prepare a pipoca (MUITA pipoca) e se prepare, que tem horas e horas de coisa pra assistir. Pra conferir a lista é só clicar AQUI.

Também como forma de celebrar, a #LIVENTREVISTA de hoje lá no Instagram do @pausadramatica será com Marden Machado, crítico de cinema e curador do Cine Passeio, que vai falar um pouquinho sobre como o espaço que foi inaugurado há pouco tempo está se adaptando ao isolamento com transmissões via internet. E, claro, conversar sobre cinema e outras nerdices. É a partir das 19h no Instagram do @pausadramatica

 

flávioA coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática) em forma de grupo no Whatsapp, onde jornalistas oferecem diariamente dicas de conteúdo cultural para quem está em casa na quarentena.

Para participar do grupo é só clicar no link: bit.ly/CTBACULTURA

Leave A Comment