Cinco parques de Curitiba foram reabertos com limitações de horário e público, incluindo o Passeio Público, onde o Coreto Digital voltou a ter exibições culturais
O Passeio Público, o Jardim Botânico, o Bosque do Papa, o Bosque Alemão e o Bosque da Fazendinha reabriram ao público nesta terça-feira (29/09) após ficarem fechados temporariamente devido à pandemia da covid-19.
O funcionamento de todos esses locais será das 6h às 18h, com limitação de público. No Passeio Público, que abre de terça-feira a domingo, o limite será de 1,5 mil pessoas. Já no Jardim Botânico, o limite será de 3 mil pessoas. Nos outros parques, não foi divulgado a quantidade máxima de público.
Segundo a prefeitura, são seguidos protocolos estabelecidos pelas Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente. Todos os visitantes devem usar máscaras de proteção, ficar atentos para manter o distanciamento social e a higienização das mãos, além de ser recomendado utilizar os parques somente para atividades físicas individuais e permanecer o menor tempo possível.
VEJA TAMBÉM: Doações de brinquedos para a campanha Paraná Piá vão até dia 5 de outubro
Outros parques que já estão reabertos em Curitiba são o Tingui, o Barigui, o Barreirinha, o Tropeiros, o Guairacá, o Mairi, o Cambuí, o Mané Guarrincha, o Yberê, o Lago Azul, o Atuba, o Passaúna, o Tanguá, o Bacacheri, o São Lourenço e o Náutico. O Zoológico de Curitiba permanece fechado por tempo indeterminado.
Programação cultural
Com a reabertura do Passeio Público, o Coreto Digital volta a exibir a programação cultural gratuita, das 10h às 18h, com a exposição “Curitiba, Tempo e Memória” exibida de hora em hora, além de vídeos produzidos pela Fundação Cultural de Curitiba.
Na sexta, sábado e domingo (02 a 04/10) ainda será apresentado, também gratuitamente, o filme “Cantando na Chuva”, às 19h, ao ar livre. A capacidade será de 100 lugares e para assistir, é necessário fazer inscrição no site do Cine Passeio. A disposição das cadeiras respeitará as regras de distanciamento social.
O Coreto Digital está instalado na antiga estrutura do coreto do parque, erguida pelo prefeito Cândido de Abreu em 1915. A construção possui uma tela curva de LED, com 25 metros lineares por 2 metros de altura e um sistema de som.
A programação do Coreto Digital pode sofrer alterações caso as medidas sanitárias sejam alteradas por causa de mudanças no cenário da pandemia na capital paranaense.