Parque São Lourenço ganha o Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas João Turin

Local terá exposições, apresentações teatrais, ateliê, entre outras atividades culturais

No último sábado (19/12) aconteceu uma entrega simbólica do Memorial Paranista e do Jardim das Esculturas João Turin, no Parque São Lourenço. A data foi escolhida por marcar os 167 anos da emancipação política do Paraná.
O novo espaço no Parque São Lourenço, que ainda não foi concluído e deverá ter sua inauguração oficial somente para o aniversário de 328 anos de Curitiba, no dia 29 de março de 2021, celebra o Paranismo, movimento cultural que ocorreu entre as décadas de 20 e 30 e buscou a construção de uma identidade regional para o estado utilizando elementos como pinheiro, pinhão e erva-mate nas artes, e teve o artista João Turin como um dos precursores.

Um dos destaques do Jardim de Esculturas João Turin é a escultura Marumbi. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Jardim das Esculturas tem obras ampliadas de João Turin, sendo que 12 das 15 esculturas já estão no espaço, todas em bronze. Um dos destaques é Marumbi, a maior delas, com 3 metros de altura, quase 3 metros de largura, 1 metro de profundidade e aproximadamente 700 kg. Somam-se a ela Índio Guairacá II, Homem-Pinheiro, Pedagogia, Índio Guairacá I, Caridade, Onça Brincando com Filhote, Onças Brincando, Onça Espreita II, Fundação de Curitiba, Onça Descansando e Onça Espreita I.

VEJA TAMBÉM: Educação pela Pedra: Exposição marca primeira ação da parceria entre o MUPA e a Fundação Joaquim Nabuco

Já o Memorial Paranista será uma área permanente de exposições de um acervo da obra de João Turin, criador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e considerado precursor da escultura no estado. O artista nasceu em Morretes, em 1878, e morreu em 1949.
Entre as exposições que ocorrerão futuramente estará a de 78 esculturas originais de Turin, feita com apoio do Museu Oscar Niemeyer, que terá no local uma de suas galerias.
O local contará ainda com teatro, galeria de arte, centro de criatividade, ateliê de esculturas, um memorial dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná e capela em memória às vitimas do covid-19.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.