“Paixão de Cristo”, do Grupo Lanteri, tem apresentação em Araucária

A tradicional encenação acontece no Parque Cachoeira, em Araucária

Foto: Carlos Poly

Os ensaios e preparativos para a tradicional apresentação do espetáculo “Paixão de Cristo”, do Grupo Lanteri, de Curitiba, já começaram. Esta será a 42ª montagem da peça. Os encontros acontecem todos os finais de semana até a data da encenação, que este ano será no dia 19 de abril. Assim como no ano passado, a apresentação será no Parque Cachoeira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Ainda há vagas para pessoas interessadas em participar da encenação. Não é necessário ter experiência com teatro e não há idade limite, basta comparecer aos ensaios realizados no Colégio CEEP, localizado no Boqueirão, na Rua Frederico Maurer, 3015, aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 14h30.

A tradicional encenação ao ar livre que teve início na Vila São Paulo/Uberaba, em 1978, com apenas 45 pessoas, e que já foi apresentada no Largo da Ordem, no Centro Cívico e por muitos anos na Pedreira Paulo Leminski, hoje envolve cerca de 1.200 mil voluntários entre atores, técnica e produção. A mudança para Araucária trouxe vantagens para o espetáculo, pois conta com total apoio da Prefeitura local e oferece uma infraestrutura mais adequada, garantindo ao público mais conforto e melhor visualização da peça. A área do parque comporta até 30 mil pessoas e a estimativa de público para este ano é que chegue bem perto desse número.

O público tem acesso livre ao parque e poderá chegar cedo para garantir um bom lugar. A Paixão será encenada às 19h, mas meia hora antes, por volta das 18h30, atores do grupo farão performances com cenas extras, com o intuito de entreter e também preparar o público para o clima do espetáculo. A apresentação deste ano conta com uma novidade: a narração do personagem Evangelista João.

“João era o apóstolo mais próximo de Jesus e o que mais tempo viveu, morreu com idade bem avançada, fato raro entre os discípulos. Além de presenciar e viver toda a história, também escreveu sobre ela, achamos justo que seja o narrador da nossa encenação. Nosso objetivo também é sempre inovar, essas mudanças trazem frescor ao trabalho”, conta o diretor artístico, Aparecido Massi.

Outro destaque deste ano é a participação do artista plástico Mauro Santos, que vai reforçar a equipe de criação de cenários e adereços da peça. Mauro traz a experiência dos carnavais do Rio de Janeiro (Viradouro) e de São Paulo (Nenê de Vila Matilde), bem como eventos como o Natal na cidade de Gramado/RS.

A encenação do Grupo Lanteri é a segunda maior, ao ar livre, do Brasil, ficando atrás apenas da Nova Jerusalém, em Pernambuco. No total, são 36 cenas que narram a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, ascensão e ressureição. A duração do espetáculo é de 1h50. A estrutura comporta sete palcos que somam 1.200 m².

Para facilitar o acesso ao Parque, na Sexta-Feira Santa, dia da apresentação, além de linhas especiais de ônibus, haverá também reforço nas linhas urbanas com saída do Terminal Central de Araucária até o local do evento, tudo com tarifa gratuita (ida e volta). Para quem for de carro, o tempo estimado do centro de Curitiba até o Parque é de 40 minutos.

A entrada é gratuita, mas quem quiser pode contribuir doando 1kg de alimento não perecível. A apresentação ocorre mesmo com chuva. Mais informações no site www.grupolanteri.com.br, na página do Facebook ou perfil do Instagram.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img