Show homenageia grandes compositores brasileiros da Época de Ouro do samba
O show Outro Samba, do curitibano Marcio Juliano, está circulando virtualmente desde julho por diversas cidades do Paraná para marcar o lançamento de seu novo DVD. Neste fim de semana acontecem mais duas apresentações. No sábado (21/08), será a partir das 19h, pelo YouTube, voltada à população da cidade de Rio Negro (mas qualquer pessoa de outras cidades também pode assistir), e no domingo (22/08), às 20h, a transmissão acontece por meio do site www.proec.ufpr.br/festival2021, como parte da programação do 31º Festival de Inverno da UFPR.
O show é uma colagem de 12 videoclipes gravados em diferentes momentos e espaços, parte deles realizados em 2019 e outra em 2021, durante a pandemia. O videoclipe que abre o show, “Eu Quero Um Samba” (Janet de Almeida e Haroldo Barbosa), retrata o contexto do isolamento social e foi criado a partir da colaboração de vários artistas que se gravaram dançando em suas casas. Em outros vídeos, o Teatro Guaíra foi usado como locação. O palco, a plateia, as coxias, e os camarins serviram de cenário para as gravações realizadas presencialmente no ano passado.
VEJA TAMBÉM: 42ª edição do Femucic – Mostra de Música Cidade Canção abre com live de Zé Alexanddre
Outro Samba é um mergulho na Época de Ouro, período representado por uma geração de grandes compositores brasileiros entre 1929 e 1945, mas com uma leitura contemporânea. Dorival Caymmi, Wilson Baptista, Noel Rosa, Pixinguinha, Ary Barroso estão presentes no repertório com narrativa diversa, que homenageia o samba e suas múltiplas possibilidades, mas que sobretudo evoca a alegria, o amor e a superação da melancolia.
“As composições retratam um país que me interessa discutir, refletir e que, ainda hoje, abordam questões relevantes, como no caso da música Pedreiro Waldemar (Wilson Baptista e Roberto Martins) que constrói um edifício e depois não pode entrar. Bem oportuna também é a reflexão de Noel Rosa na mordaz e bem-humorada composição Com que Roupa? (Noel Rosa)”, conta Marcio Juliano que também dirige o trabalho, junto com Sérgio Albach (clarone e clarinete) e conta com participações de Daniel Migliavacca (bandolim e violão tenor), Lucas Melo (violão 7 cordas) e Luís Rolim (bateria e percussão).
Os clipes que compõem o show misturam diferentes linguagens e trazem ainda outros convidados especiais. Estão presentes: Orquestra à Base de Sopro de Curitiba, as cantoras Érica Silva (Banda Mulamba), Iria Braga, Milena Tupy, Uyara Torrente e Mônica Salmaso, a atriz Cassia Damasceno, a performer Giorgia Conceição – Miss G e o o trombonista Raul de Souza, falecido em junho deste ano.
“Outro Samba é um convite para o compartilhar virtual, para a escuta coletiva que nos leva, através da música, a uma determinada história do Brasil. Uma possibilidade de conexão com nossa ancestralidade na tentativa de compreender os caminhos e as escolhas coletivas que nos trouxeram até aqui”, conclui Marcio Juliano.
PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÕES DO SHOW OUTRO SAMBA
21 DE AGOSTO
Horário: 19h
Transmissão gratuita pelo YouTube de Marcio Juliano
22 DE AGOSTO
Horário: 20h
Transmissão gratuita pelo site do 31º Festival de Inverno de Curitiba
*Os shows não ficaram disponíveis após as transmissões
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.