Orquestra Sinfônica do Paraná e Cinema: Assim falou Kubrick

Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta trilha sonora de “2001: Uma Odisseia no Espaço”

Orquestra
Concerto com trilha sonora de “2001: uma Odisseia no Espaço” estará nas redes sociais Foto: Divulgação

A apresentação do concerto “Assim Falou Kubrick” da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSINPA) ao público foi cancelada devido à pandemia do COVID-19. Mas, os músicos e o maestro alemão Stefan Geiger subiram ao palco do Teatro Guaíra no último domingo (15/03), executaram e gravaram as peças do espetáculo para que todos pudessem assistir.

Neste sábado e domingo (21 e 22/03), os vídeos do concerto serão disponibilizados por meio das redes sociais e site do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP): www.apoiosinfonicaparana.com.br, Instagram ou Facebook.

São quatro obras da trilha sonora do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” e uma faixa bônus do filme “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”. Os compositores das trilhas sonoras são: György Ligeti, Aram Kachaturian, Richard Strauss, Johann Strauss II e John Williams.

Os compositores

O húngaro György Ligeti foi um dos compositores de vanguarda mais importantes da segunda metade do século XX. Seus trabalhos iniciais foram influenciados por seus conterrâneos Bela Bartók e Zoltán Kodály e, como eles, Ligeti estudou e transcreveu diversas obras de música folclórica húngara.

Aram Kachaturian foi um compositor armênio nascido em Tbilisi, Georgia. Junto com Sergei Prokofiev e Dmitri Shostakovich, Kachaturian é considerado um dos grandes compositores do período soviético. Suas composições são apresentadas em diversos países, sobretudo as obras “Dança do Sabre” e o ballet “Gayane”, cujo adágio faz parte deste concerto da Osinpa.

Richard Strauss expandiu os limites da composição orquestral conhecidos até então, com trabalhos como Assim Falou Zaratustra (1895-1896), escolhida pela OSINPA, e que foi utilizada por Stanley Kubrick para a abertura do filme 2001, combinação que culminou em uma das cenas mais emblemáticas da história do cinema.

Já a composição escolhida por Kubrick para ilustrar as extensas cenas de estações espaciais e suas aterrissagens lunares foi a valsa Danúbio Azul, de Johann Strauss. O foco da obra do compositor austríaco foram as danças e operetas. Strauss compôs mais de 500 valsas, fato que o rendeu a alcunha de “Rei das Valsas”.

O último compositor presente no repertório é John Williams, que nasceu em Nova Iorque em 1932. Williams elaborou a trilha sonora de mais de 100 filmes, entre eles Tubarão, todos da série Star Wars e ET. Foi ganhador de cinco Oscars.