Organização no trabalho gera maior produtividade

Pesquisa mostra que 75% dos trabalhadores acreditam que a desordem prejudica o estado de espírito, os níveis de motivação e produtividade no trabalho

organização no trabalho
Organização no trabalho gera maior produtividade e motivação. Crédito da foto: picjumbo/Pixabay

Por Milu Ramiro

A organização no trabalho gera uma maior eficácia, otimização na execução de tarefas e até aumenta a motivação para o desempenho do trabalho diário. Profissionais organizados conseguem desenvolver melhor suas funções e são bem vistos pelas companhias, pois geram melhores resultados sem perder tempo.

Para ser mais produtivo, ter mais qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, muitas vezes é necessária uma mudança de comportamento. Nem todos têm a organização como uma competência nata, mas todos podem adquirir esse hábito. Sim, organização é competência e hábito que se pode aprender e incorporar na vida diária. Basta um pouco de autoconhecimento para saber como está esta competência em sua vida, qual o seu estilo, querer melhorar os maus hábitos e ter muita disciplina para isso. Nada é rápido quando se fala em mudança de hábitos.

Independente do cargo que você exerça numa empresa, é responsável pelo espaço físico que nela ocupa ou desenvolve seu trabalho. Pesquisa feita na Universidade do Texas nos USA mostrou que colegas de trabalho percebem os desorganizados como ineficientes e não imaginativos. Outro estudo, de uma empresa americana de materiais para escritório, constatou que 75% dos trabalhadores acreditam que a desordem prejudica o estado de espírito, os níveis de motivação e produtividade no trabalho.

O espaço de trabalho precisa ser organizado, funcional, agradável para quem trabalha nele diretamente ou não. Veja estas dicas para dar uma ordem aí onde você passa a maior parte do seu dia:

– O móveis em geral devem ser dispostos de forma que não atrapalhem a circulação das pessoas
– Mantenha a sua mesa ou seu espaço sempre arrumado e de forma prática.
– Crie um visual clean para seu espaço, não exagerando em decoração
– Coloque nas gavetas da sua mesa de trabalho somente os itens que você usa o tempo todo e não as use como estoque de itens de escritório
– Deixe em cima da mesa o que está sendo usado no momento
– Quando terminar de trabalhar lembre-se de guardar as coisas nos seus devidos lugares
– Cuide da conservação de todos os equipamentos que utiliza no trabalho
– Lembre-se de descartar o que não é necessário. Ou seja, se desfazer de coisas inúteis e que estão ocupando espaço e guardar o que foi mantido de forma eficiente
– Desenvolva uma forma de lidar com coisas novas que chegam, de forma que elas não baguncem o que já está devidamente armazenado

Lembre-se: manter um ambiente de trabalho organizado só traz vantagens, além de refletir diretamente no seu desempenho individual.

milu ramiro
Marilucia (Milu) Ramiro é jornalista, palestrante e escritora especialista em orientação e desenvolvimento profissional de jovens. É autora do livro “Quem Mexeu na Minha Bagunça?” em parceria com a psicóloga Celi Piernikarz e sócia de um projeto com o mesmo nome, voltado ao desenvolvimento do hábito da organização de alunos, pais e educadores.

Deixe uma resposta

Publicações Recentes

Oficina de criação literária e roteiro para HQ abre inscrições gratuitas em Curitiba

De 20 de abril a 26 de outubro será ministrada na Gibiteca de Curitiba, a oficina de criação literária...

Veja Também

spot_imgspot_img

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.