Oficina virtual gratuita ensina a fazer bonecos e fantoches

Ação estimula pais e filhos a criar seus próprios brinquedos e teatro de sombras

Brincar junto com os pais e a família, estimular a diversão, o aprendizado e a criatividade enquanto adultos e pequenos ampliam os vínculos afetivos, criam seus próprios bonecos com os materiais que já possuem em casa, sem gastar dinheiro.

Esses são alguns objetivos da vídeo-oficina de bonecos gratuita que será ministrada pelo ator e bonequeiro Lucas Mattana. Em dez episódios, ele ensinará a confecção e a manipulação de marionetes em diferentes técnicas e desafios.

O primeiro e segundo episódios serão exibidos neste sábado (04/09) e o terceiro, no domingo (05/09), sempre às 19h, no canal do YouTube Lilyan de Souza. As demais apresentações serão liberadas nos próximos sábados e domingos, até o dia 26 de setembro, sempre às 19h e no mesmo canal.

Mundo dos bonecos

Cinco dos vídeos também ensinarão a fazer brinquedos, fantoches, teatro de sombras e demonstrar o passo a passo na criação de cenas que ajudam os adultos a contar histórias de forma mais lúdica às crianças.

VEJA TAMBÉM: Teatrocando nos Ares dos Paranares: Cia. do Abração apresenta espetáculos infantis gratuitos

O minicurso ainda vai apresentar um panorama da arte bonequeira no Brasil e no mundo, falar sobre sua história e mostrar exemplos das mais diferentes técnicas de teatro de bonecos.

“Vamos dar dicas para que adultos e pequenos elaborem diferentes cenas com o material que já têm em casa – seja com papel crepom, jornal, papel sulfite, barbante, cola, bola de isopor, palitos de madeira, fita crepe, fios de lã, retalhos de tecidos, tesoura, régua, caneta ou lápis”, ressalta Lucas Mattana.

Diversão em família

A vídeo-oficina de bonecos integra o projeto cultural “Minha Avó Me Contou – Literatura Paranaense e Tradição Oral”, que está sendo realizado desde o dia 16 de agosto e vai até 15 de novembro com diversas ações de incentivo à leitura.

A intenção é resgatar as brincadeiras de infância – como as cantigas de roda, adivinhas parlendas, quadrinhas populares – valorizar o folclore paranaense e brasileiro, o hábito de contar histórias e incentivar o convívio familiar com mais regularidade e qualidade.

“Teremos 40 episódios de podcasts de literatura infantil e infantojuvenil, de autores paranaenses. Ao ouvir essas transmissões, as pessoas soltam a imaginação, redescobrem o prazer pela leitura, pelo ato de ouvir histórias e isso envolve toda família. Parte desse material já está disponível nas redes sociais e o acesso é gratuito”, explica a atriz e escritora Lilyan de Souza, idealizadora do projeto e também narradora dos podcasts.