Oficina na Rua da Cidadania do Cajuru ensina a confeccionar bonecas de pano

A Oficina Bonequeiras ensina a produzir bonecas de pano que são doadas para crianças

Foto: Divulgação

Neste sábado, 27 de julho, é dia de costurar o bem na Rua da Cidadania do Cajuru. A sala de descanso da Rua vai receber os voluntários do Movimento Beneficente Be Angels para a 17ª Oficina Bonequeiras, que, uma vez por mês ensina a produzir bonecas, almofadas para dormir, dinossauros em tecido e amigorumis (bichinhos em crochê).

Para participar das tardes de solidariedade, nas oficinas de bonecaria do Be Angels, não é preciso prática nem tão pouco habilidade. A fundadora do Be Angels, Annemaria Kottel, conta que a intenção é estimular a participação de todos. “São voluntários dos 6 aos 93 anos, que vem de todos os cantos de Curitiba e de cidades próximas, de Colombo, Piraquara”, diz a fundadora do projeto.

São 80 vagas e as inscrições são gratuitas. Os interessados devem contatar a fundadora do Be Angels pelo whatsApp (41) 9 9128-0767. O grupo pede para que os participantes contribuam com um lanche, para uma confraternização em cada oficina.

Todos os participantes recebem um kit pré-costurado que contém uma embalagem para presentes, fita de cetim, marcador de livros Be Angels e um cartão para mensagem. Alguns materiais para a produção são solicitados, como caixa de costura pessoal, com tesoura, linhas de cores variadas, fio 10, linhas para bordar.

Toda os bonecos produzidos são doados para crianças com paralisia cerebral, deficiências em geral, síndromes, câncer, neoplasias, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sofreram traumas, queimaduras, abusos ou violência de 14 instituições selecionadas pelas voluntárias.

Promessa cumprida
O projeto Be Angels nasceu em 2018 após uma promessa feita para o restabelecimento da saúde do neto de Annemaria Kottel. Bernardo nasceu em 2015. Logo após o parto, precisou ficar na UTI neonatal. No terceiro dia de vida, o menino melhorou, o que motivou a avó fazer a promessa: iria buscar formas de ajudar famílias em que os filhos estivessem passando por algum tipo de sofrimento.

Para manter e ampliar o projeto, ela precisa apenas de apoio para o custo do material (fibra do silicone, tricoline estampada, tercal cor da pele e a linha para tecer amigorumi). “Tenho a força do movimento dessas pessoas. E temos esse lugar especial, que é a Rua da Cidadania, que nos recebe muito bem”, afirma. Desde que o Be Angels foi criado,  já foram produzidas e entregues 2.570 bonecos.

A Rua da Cidadania do Cajuru fica na Avenida Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru.