Núcleo de Dramaturgia do Sesi apresenta sua Mostra Final de 2018

Leituras dramáticas, palestra e mesa-redonda fazem parte da programação

Foto: Divulgação

Entre os dias 3 e 8 de dezembro, o Núcleo de Dramaturgia do Sesi apresentará uma mostra pública de encerramento do trabalho produzido durante este ano. O evento será no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França. O núcleo é um programa anual do Sesi Cultura Paraná que propõe o estudo, a reflexão e a prática da escrita para a cena.

O público poderá conhecer 12 textos teatrais inéditos criados pelos dramaturgos e dramaturgas inscritos na edição 2018 do projeto. Os textos ganharão leituras dramáticas com artistas convidados. De julho a novembro, os participantes passaram por oficinas, encontros, palestras, mesas redondas e orientações direcionadas por artistas das artes cênicas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi uma verdadeira imersão de estudo e prática.

Além da leitura dos textos, será promovida uma mesa-redonda com os artistas orientadores do projeto (Lígia Souza Oliveira, Marcelo Bourscheid, Olga Nenevê, Stephan Baumgärtel e Sueli Araújo) e a palestra intitulada “Valère Novarina: multi-artista da linguagem”.

A programação toda possui entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados com antecedência na bilheteria do Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458 – Centro. Mais informações no site www.sesipr.com.br/cultura.

Confira abaixo a programação completa:

3 de dezembro – 19h
Leitura dos textos

TERRA | Um corpo busca um lugar. O sentimento de não pertencimento, o abandono. Uma voz fala aos corpos que desaparecem no meio do lixo “políticocybermachinehistorysocial”. Aos orfãos de mãe, pai e país.
Autora: Jossane Ferraz
Orientador: Stephan Baumgärtel
Leitura: Jossane Ferraz
Música: Simon Mahieu e David Thomaz

LÍRIO | Eu não vou regar o que vocês plantaram e nem colher o que andam adubando. Eu vou arrancar essa raiz. Eu vou me arrancar.
Autor: Matheus Freitas
Orientadora: Lígia Oliveira
Leitura: Olivia Kruger

A MAIS ESTÚPIDA DE TODAS AS BATALHAS | 13 bilhões e 700 milhões de anos. Uma criança menor do que um átomo explodiu. A autodestruição não está programada dentro de cada célula? [EXPLOSÕES] Na noite de ano novo uma mulher decide morrer. Ela quer subir nos escombros da cidade e explodir.
Autora: Cláudia Souza
Orientadora: Sueli Araujo
Leitura: Cláudia Souza

4 de dezembro – 19h
Leitura dos textos

MUROS | Todo ser que sai da sua terra, traz consigo malas repletas de memórias e anseios. Reconstruir a vida em um lugar diferente é erguer um tijolo por vez. Rodeados por muros, há aqueles que preferem usar seus tijolos para construir paredes.
Autora: Giana Guterres
Orientador: Marcelo Bourscheid
Leitura: Grupo P.U.T.O.

A MÁSCARA DE ANASTÁCIO | Anastácio é vítima de populares que querem fazer justiça com as próprias mãos. A rua vira banco dos réus. Ele viaja pela história da sua vida, querendo fugir dos horrores do tribunal de inquisição, instaurado na frente do mercado.
Autora: Vanessa Ricetti
Orientadora: Lígia Oliveira
Leitura: Geisa Costa e Glayson Cintra

6 de dezembro – 19h
Leitura do texto

AMÉRICA |Quando você imagina as mãos de um homem desconhecido é preciso se manter desembaraçado das mãos de um homem desconhecido. É preciso dizer estas são as minhas mãos e elas não mataram ainda ninguém.
Autor: Francisco Mallmann
Orientadora: Olga Nenevê
Leitura: Francisco Mallmann

6 de dezembro – 19h30
Mesa-redonda: Alteridade e identidade na dramaturgia contemporânea com Lígia Souza Oliveira, Marcelo Bourscheid, Olga Nenevê, Stephan Baumgärtel e Sueli Araujo (orientadores do Núcleo – edição 2018).

7 de dezembro – 19h
Leitura dos textos

PAISAGENS INSOLÚVEIS | Os semáforos são desligados. A mulher na janela quebra a vidraça. Som incessante de fuzil. Alguém morre. Como são bonitas as nossas paisagens de violência.
Autor: Thiago Dominoni
Orientadora: Lígia Oliveira
Leitura: Anne Celli, Andrei Moscheto e Camila Jorge

O ACASO, O DESTINO E A COINCIDÊNCIA | Mudamos o que podemos mudar de acordo com o momento em que estamos, a situação que passamos e as possibilidades que se apresentam. Uma mulher, seu marido, sua mãe e um estranho, em meio ao caos de uma mudança, discutem o imponderável destino da vida.
Autora: Inés Gutiérrez
Orientador: Stephan Baumgärtel
Leitura: Léo Moita, Moira Albuquerque, Nayara Bastos e Val Salles

8 de dezembro – 16h
Leitura do texto

PEÇA NÚMERO 40 | O espaço: uma boutique fina de roupas femininas. As personagens: duas mulheres, a vendedora e sua cliente. O número: 40. Por quê? A paixão por flores de cerejeira, a passagem do tempo, a busca de uma verdade, antes a morte possível e sempre certa. Um inventário da existência no corpo feminino.
Autora: Beatriz Vasconcelos
Orientador: Marcelo Bourscheid
Leitura: Leonarda Glück e Nina Ribas

8 de dezembro – 18h
Palestra “Valère Novarina: multi-artista da linguagem” com Lígia Souza de Oliveira (SP).

8 de dezembro – 20h
Leitura dos textos

ÊXODO | Os começos nunca são iguais. Nunca se sabe onde estão os começos. Quando começam as coisas?
Autor: Vinícius Medeiros
Orientadora: Olga Nenevê
Leitura: Vinícius Medeiros

TORRENTE INSENSATA | Tem gente fingindo, tem gente falando, tem fome, tem chuva, tem cheiro de queimado, tem vizinhos. Uma situação praticamente insustentável. As coisas jamais foram limpas por aqui.
Autora: Milena Plahtyn
Orientador: Stephan Baumgärtel
Leitura: Maurício Gabardo, Milena Biz, Jade Giaxa, Matheus Bertucci e Vinícius Précoma

 

 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img