O projeto Narrativas Itinerantes promoverá mais de 350 encontros de contações de histórias, entre outras atividades culturais
As crianças moradoras da periferia são o foco principal do projeto Narrativas Itinerantes, promovido pelo Circuito Cultural Ademilar, com oficinas, contações de histórias e saraus que passarão por todas as regiões de Curitiba. As contações de histórias acontecem todos os sábados, às 15h, na Casa da Leitura Wilson Bueno, no Portão Cultural. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
Os encontros terão duração de cerca de uma hora e, segundo a idealizadora do projeto, Fabiane de Cezaro, os contos selecionados foram escolhidos a partir da versatilidade literária. “A curadoria de histórias foi realizada por profissionais com vasta experiência no trabalho de incentivo à leitura, dentro de Curitiba e em outras cidades do Paraná”, afirma.
Os mais de 350 encontros de contação serão divididos entre as 10 regionais de Curitiba. Além disso, 5 deles acontecerão dentro de Casas de Leituras: espaços públicos que visam aumentar o índice de leitura em crianças, jovens e adultos.
As contações de histórias utilizam três abordagens diferentes: o livro em mãos, a história decorada e o reconto ー a reconstrução oral de um texto já existente. Ao término, o participante tem a oportunidade de levar consigo os livros apresentados, que serão emprestados nas Casas de Leitura.
Saraus
Organizados pela Inominável Companhia de Teatro, também serão realizados quatro saraus literários, que têm como objetivo democratizar o acesso a literatura e divulgar o trabalho dos artistas das comunidades. Logo após as apresentações programadas, o espaço fica aberto para quem quiser compartilhar suas próprias narrativas.
Os saraus acontecerão nas regionais Matriz, Portão, Santa Felicidade e Boa Vista, todos abertos à comunidade. Em breve, serão divulgadas as datas.
Oficinas
O projeto Narrativas Itinerantes conta ainda com a realização de 20 oficinas, que têm a finalidade de explorar a arte da narrativa por meio da contação de histórias.
A proposta das oficinas é possibilitar os meios práticos para explorar a palavra como forma de se aproximar do ouvinte. Segundo Fabiane de Cezaro, uma das ministrantes da oficina, a ação é importante pois cria uma familiaridade entre o contador e a narrativa. “Isso possibilita uma apresentação mais sincera e orgânica, que permite alcançar o público mais intimamente”, explica.
As oficinas, que terão suas datas divulgadas nas próximas semanas, serão ministradas pelas contadoras de histórias Lilyan de Souza e Fabiane de Cezaro, têm duração de quatro horas e são destinadas a professores e pessoas interessadas em aprender a arte da contação de histórias.
SERVIÇO: Contação de História do Narrativas Itinerantes
Data: 7 de julho a 24 de novembro (somente aos sábados)
Horário: 15h
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno (Portão Cultural) – Avenida República Argentina, 3.432 – Portão
Entrada gratuita