MUV consolida obra de música black com novos EPs e dois pocket shows on-line

Lançamentos celebram duas décadas do grupo e homenageiam bairros e algumas das personalidades pretas que fazem ou fizeram história em Curitiba

Criado pelos artistas Kátia Drumond e Ricardo Verocai, o projeto musical “MUV – Movimento Uniformemente Variado”, que tem trajetória marcada por influências da música preta nacional e internacional, irá lançar seu novo EP “Bairro Black”, idealizado e produzido durante a pandemia.

O lançamento acontece num show online e gratuito às 20h30, no dia 29 de abril, pelo YouTube. Para receber o link de acesso, basta se inscrever gratuitamente no Sympla do MUV.
A negritude como foco e força criadora é a proposta do MUV ao longo dos seus 21 anos de existência e o novo EP nasceu para homenagear bairros da cidade e algumas das personalidades pretas que fizeram e fazem história em Curitiba e no Paraná, como Waltel Branco, Odelair Rodrigues, Laura Santos, Lápis, Saul Trumpet, Mãe Orminda, Isidoro Diniz, Danilo Avelleda, Geisa Costa, Enedina Alves Marques e Megg Rayara, entre outras.
A estética sonora do novo EP conversa com a música moderna de periferias urbanas e transita entre vertentes do rap, ragga, ska, trap, miami bass funk e o samba soul, criando uma mistura que dialoga com os ritmos variados da música preta, que é a marca do MUV.
Uma das faixas do EP, “Orgulho Crespo” narra o encontro de vários artistas e ativistas negros durante a Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba, que é liderada pela cantora e ativista Michele Mara e reconhece a representatividade da comunidade preta na cidade.

Documentário e show virtual

Durante a pandemia, além da produção do novo EP, o MUV também produziu o documentário sobre o último EP lançado: “Guardiões do Groove”, já disponível no canal do YouTube do MUV desde março, uma parceria de criação audiovisual, com direção de fotografia da Pretícia Jerônimo do Lab Secreto e edição do Ricardo Kenji.

VEJA TAMBÉM: Festival MANIFEST retorna neste fim de semana com nove shows inéditos

O documentário visita o processo de criação de “Guardiões do Groove”, que foi inspirado na “Ordem Jedi” do universo ficcional de Star Wars. Ao assumir a influência da música eletrônica no trabalho, a intenção do MUV com o EP foi de não deixar a música se tornar robótica, misturando assim, takes orgânicos e humanos com beats eletrônicos programados.

“Para que a originalidade do groove não se perca, assumimos o compromisso de guardiões da essência espiritual e artística da música preta”, conta o produtor musical Ricardo Verocai sobre o trabalho, disponível em todas as plataformas digitais.
Além do documentário, o MUV também realizou um pocket show do EP “Guardiões do Groove, no dia 25 de abril, disponível no YouTube.
Ambos os projetos – “Guardiões do Groove – Documentário” e EP “Bairro Black” – contam com o incentivo da Lei Aldir Blanc via Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo, e produção da Pomeiro Gestão Cultural.

PROGRAMAÇÃO DOS LANÇAMENTOS DO MUV

28 de abril
LANÇAMENTO DO EP BAIRRO BLACK
No canal do YouTube do MUV
29 de abril
POCKET SHOW ON-LINE DE LANÇAMENTO DO EP “BAIRRO BLACK”:
Horário: 20h30
Transmissão pelo YouTube. Para receber o link, é só se inscrever gratuitamente AQUI
Já disponíveis
DOCUMENTÁRIO “GUARDIÕES DO GROOVE”
No canal do YouTube do MUV
EP Guardiões do Groove
Em todas as plataformas digitais
Pocket show on-line do EP “Guardiões do Groove” 
Disponível no canal do YouTube do MUV
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.